Tocantins - 22/04/2025 - 09:31

Folha do Jalapão

FOLHA DO JALAPÃO 25 ANOS: A trajetória de Dona Velú, uma mulher de força, amor e dedicação

Postado em 21/03/2025

Professora Velú é homenageada pela trajetória de luta na educação, na família e por conquistas na política. Sua vida também se destaca nas páginas destes 25 anos do Jornal Folha do Jalapão

Dando continuidade à série de reportagens em comemoração aos 25 anos da Folha do Jalapão, chegou a hora de nos debruçarmos sobre a vida desta mulher incrível e determinada: dona Velumina Ribeiro de Brito, a nossa amada dona Velú. Quem em Aparecida não se lembra do quanto ela foi e é importante na trajetória desta cidade? Além de ser matriarca de uma família influente e sempre lembrada pela alegria.

Dona Velú, uma professora amada que chegou a ser vereadora e com muita emoção foi homenageada na Câmara Municipal por sua neta, vereadora Maysa, que tanto se emociona ao falar da avó. É com imenso orgulho e profunda emoção que celebramos essa história marcada pela dedicação incansável e amor incondicional à sua terra, orgulha sua família e também todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Trajetória

Natural de Pedro Afonso, Dona Velú chegou ao povoado Meira Matos ainda criança, em 1945, onde dedicou grande parte de sua vida à educação. O amor, a dedicação e o zelo com que sempre exerceu sua profissão fazem parte da própria essência da história do município, que se orgulha de ter em seu quadro de educadores uma mulher que exerceu seu trabalho com tamanha responsabilidade e compromisso.

Apesar de seus 79 anos, Dona Velú mantém uma beleza rara, um sorriso discreto e uma fala mansa que refletem sua serenidade. Ela ainda guarda com carinho as lembranças dos banhos no Rio Negro e no córrego Barreiro, onde, por diversas vezes, levou seus alunos para fazerem piqueniques. Um dos maiores orgulhos de Dona Velú é ter sido professora de alfabetização do ex-prefeito Suzano Marques, a quem dedica grande carinho. “Aqui em Aparecida, há muitos doutores que foram alfabetizados por mim, e seria bom se eles pudessem me ver sendo homenageada”, comenta com um sorriso no rosto.

O amor profundo que Dona Velú sente por sua família é uma constante em sua vida. Ao falar sobre seu esposo, José Leão, e seus filhos, ela se emociona. “Minha família me ama muito, e eu também amo muito eles, pois é deles que vem a minha força”, diz com a voz embargada, demonstrando a imensa gratidão que sente pelo apoio que sempre recebeu.

Como suplente de vereadora na gestão do ex-prefeito Manoel Raimundo, ela assumiu o cargo por 45 dias, deixando um legado único e uma contribuição importante para Aparecida.

Hoje, Dona Velú, em virtude de um AVC que a impede de se levantar, não pode estar de pé para receber as homenagens que tanto merece. Mulher guerreira, é mãe de Mariazinha e Paulo Geovane, e esposa do senhor José Leão.

Cuidados

Os cuidados que Dona Velú recebe da família são redobrados, especialmente por parte de seu esposo, que, embora trabalhe o dia todo na fazenda, todas as noites vem para a cidade para ficar ao seu lado. “Me casei jovem, e lembro que, quando meu pai se foi, ele estava preocupado comigo, porque eu era a única filha solteira. Ele até chegou a dizer que ficaria feliz se eu me casasse com Zé Leão, mas na época nem cogitei essa possibilidade. O tempo, no entanto, cuidou de tudo… E olha onde estou”, conta com um brilho nos olhos.

Ao falar sobre a importância de ser mulher, Dona Velú compartilha com uma serenidade admirável o orgulho que sente de sua identidade feminina. Ela afirma que a força que carrega em seu coração a impulsiona a lutar todos os dias, tanto para superar as sequelas do AVC quanto para enfrentar o câncer que foi diagnosticado. “A força que eu carrego em mim é maior do que qualquer obstáculo. A cada dia, encontro motivos para continuar”, diz, com uma sabedoria que só os anos e as lutas enfrentadas podem proporcionar.

Com um sorriso suave e um olhar cheio de gratidão, Dona Velú expressa seu orgulho por ser lembrada e por fazer parte da história de Aparecida. E mais do que isso, ela se emociona ao ver sua neta, Maysa, agora vereadora, ocupando um lugar na Casa de Leis, o que representa um verdadeiro reflexo do legado de amor e dedicação que ela sempre semeou ao longo da vida.

Dona Velú é, sem dúvida, um símbolo de força, coragem e amor. Essa história continua a inspirar gerações e será lembrada para sempre, não apenas pela sua contribuição à educação, mas também pelo exemplo de vida que deixou para todos.

Compartilhe no:

Relacionados