FOLHA DO JALAPÃO 25 ANOS: Maria Ribeiro, uma história de superação e inspiração

por Wenina — 27/03/2025 às 10:03 — em Cidades, Destaques

É com imenso orgulho e alegria que ao completar 25 anos de história, o Jornal Folha do Jalapão retrata a trajetória da mulher Maria Ribeiro Silva, que apesar das adversidades impostas pela deficiência, se tornou um símbolo de força, coragem e superação.

Celebrar a superação feminina em situações complexas, que exigem resiliência, coragem, determinação e força de vontade. São essas características que mais prevalecem em nossa personagem de hoje, na série de reportagens em comemoração aos 25 anos da Folha do Jalapão: Maria Ribeiro da Silva, piauiense que se tornou aparecidense de coração e não deixou que a deficiência fosse impedimento para o sucesso familiar e profissional.

Maria Ribeiro Silva se tornou um símbolo de força, coragem e superação e se destaca pelo amor à família e incansável busca por conhecimento, representatividade e direitos. A história que está escrita hoje em nossas páginas é um verdadeiro exemplo de determinação, sendo motivo de orgulho para seus filhos, Carlos e Maria Clara, e seu esposo, Moizaniel de Sousa Silva.

Trajetória

Natural do Piauí, Maria chegou à cidade de Aparecida do Rio Negro no dia 6 de novembro de 2006, deixando para trás sua terra natal e trazendo consigo uma bagagem cheia de superação, coragem e uma vontade inabalável de vencer. Desde sua chegada, ela se tornou uma fonte de inspiração para todos ao seu redor, mostrando que, com fé e determinação, é possível transformar qualquer desafio em vitória.

Para Maria, ser mãe sempre foi o maior sonho da sua vida. Ela considera a maternidade como o maior presente que recebeu e, para ela, viver o amor incondicional pela família é o que a fortalece a cada dia. Ao lado de seu esposo Moizaniel, ela percorre sua jornada com confiança, sempre acreditando na ajuda divina e na força que a família proporciona.

Maria destaca que o maior segredo para superar os obstáculos foi se enxergar primeiro como mulher e mãe, e não apenas como alguém com deficiência. Essa visão transformadora foi fundamental para que ela lutasse por seus sonhos e pelo futuro melhor para seus filhos. Foi com essa perspectiva de vida que, em 2024, ela se lançou na política, se candidatando a vereadora pelo partido PCdoB, um passo corajoso que reflete sua crença na igualdade de direitos e oportunidades para todos.

Superação

A deficiência de Maria nunca foi uma barreira. Ela, ao contrário, acredita que a deficiência é apenas uma parte da sua história, e não o fator que a define. O que realmente a define é sua força, seu amor incondicional pela família e sua confiança em Deus. Ela se tornou um símbolo de superação, provando para todos que, com fé, amor e determinação, é possível ultrapassar qualquer obstáculo.

Uma das maiores conquistas de Maria é sua resiliência diária. Acordando cedo todos os dias para abrir sua loja de informática, localizada em frente à escola Luza Machado, ela atende com carinho e compromisso a comunidade estudantil, oferecendo serviços como xerox, cópias e outros serviços essenciais. Esse trabalho é mais uma prova de sua determinação e força de vontade, além de ser um reflexo de amor e dedicação à profissão.

Ser Mulher: uma dádiva divina

Para Maria, ser mulher é uma dádiva preciosa e um presente divino. Ela acredita que muitas mulheres, hoje em dia, não estão reconhecendo o valor que possuem, nem aceitando o que Deus preparou para elas. “Ser mulher, para mim, é um ato de valorização. É preservar o caráter e cuidar do próprio bem-estar. A mulher tem o direito de ir onde seu coração a leva, sem medo ou limitações. Às vezes, nos enxergam como frágeis, mas somos mais fortes do que qualquer um pode imaginar. Não é uma opinião, é uma certeza: a mulher é mais forte do que qualquer homem”, afirma, com firmeza e convicção.

Uma das maiores conquistas de Maria foi, sem dúvida, a oportunidade de transformar sua vida por meio dos estudos. Com uma determinação inabalável, ela superou inúmeros obstáculos e conquistou três graduações: Análise de Sistemas, Licenciatura em Física e Gestão Pública. Cada diploma representa uma vitória de sua coragem, persistência e desejo incansável de mudar sua realidade e alcançar novos horizontes.

Reconhecimento e Homenagem

Ao falar sobre a homenagem que recebeu da Câmara Municipal pelas mãos do comandante do Destacamento da Polícia Militar, sargento Lima, Maria não escondeu a felicidade que transborda em seu coração. Nunca esperou ser escolhida para tamanha honra, mas hoje sente com orgulho que seu valor foi reconhecido. Ela sabe o quanto, muitas vezes, sua deficiência a coloca à margem da sociedade, negando-lhe o direito de participar de eventos que deveriam ser acessíveis a todos. “Nós participamos de certos eventos porque são públicos, não porque fomos realmente escolhidos”, afirma, com um olhar de tristeza.

Quando a equipe do cerimonial a visitou em sua casa para a homenagem, sua alegria era contagiante, e sua força inspiradora. Maria fez todos que a ouviram acreditar que nenhum obstáculo é grande demais quando se tem coragem, perseverança e fé. Sua história é um verdadeiro testemunho de que, com vontade e determinação, tudo é possível.

Maria Ribeiro Silva é a prova viva de que, quando se tem coragem, amor e fé, não há barreira que não possa ser superada. Ela continua a ser uma inspiração para todos que a conhecem, e sua história seguirá iluminando os caminhos de muitos que se deparam com desafios semelhantes.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

APARECIDA: Matinê infantil leva alegria e muito colorido às crianças no Paris Folia

Tarde especial reuniu famílias na Praça José Eurico Costa e encantou o...

PARIS FOLIA: Blocos de Rua garantem animação e são premiados no carnaval de Aparecida

Os foliões mostraram desenvoltura com muita criatividade, fantasias e animação, além da...