Tocantins - 26/10/2020 - 00:54

FT FM: há três anos nas ondas da educação, cultura, cidadania e diversidade

Postado em 29/03/2019

Compartilhe no:

Rádio UFT FM (96,9 MHz) foi inaugurada em 29 de março de 2016, comemorando esta semana, portanto, três anos de existência. Ainda que tão jovem, a emissora já se consolida, no Tocantins, como fonte de educação, cultura, cidadania e informação de qualidade para os ouvintes.

A equipe da Rádio é composta por 11 servidores efetivos – entre profissionais técnicos, do jornalismo e do audiovisual – e cinco estagiários.

programação da emissora está pautada no jornalismo – com destaque para a inserção de seus seis boletins de notícias diários – e na música, em que o rock, o pop rock, o jazz, o blues e o samba de raiz e a ausência de locutor conferem, à UFT FM, uma identidade musical única no Estado.

A trajetória da Rádio

A UFT FM foi inicialmente pensada entre os anos de 2005 e 2006. No entanto, a partir de 2012 é que a Rádio, de fato, começou a ser concretizada, com a licitação dos primeiros equipamentos – assim relata o jornalista José Filho, um dos servidores da UFT que estiveram envolvidos na criação da emissora.De 2013 em diante, ocorreu a instalação dos equipamentos, adequações estruturais na sede da Rádio, concurso público para provimento de vagas por servidores qualificados para as áreas de atuação da emissora, entre outras medidas.Foi neste período que também se iniciou a montagem da playlist, com acervos particulares e também os cedidos por outras universidades. Atualmente, a UFT FM conta com um acervo de mais de 200 mil músicas.Em 29 de março de 2016, a Rádio UFT FM foi enfim inaugurada e, por ora, já cobre mais da metade do território tocantinense, alcançando cerca de 500 mil habitantes e consolidada como uma emissora de excelência no Estado.”Desde então, seguiu-se empenhando muito esforço, em coletivo – com trabalhos para a adequação da estrutura física, logística, técnica -, para que, hoje, a Rádio funcione de forma satisfatória e ininterrupta”, complementa José Filho. 

Identidade única, linguagem jovial e inovação

Configurada como uma rádio pública e educativa, a UFT FM assume o papel de fomentar e divulgar a cultura e a informação. Na construção de sua identidade, a Rádio tem buscado alcançar, a cada dia, uma linguagem mais jovial e sua proposta musical, por exemplo – optando-se pela disseminação de um material mais clássico, alternativo  –, é um convite a uma forma inusitada de se ouvir rádio no Tocantins.Os seus seis boletins informativos diários compõem-se de inserções breves e pontuais, trazendo notícias nacionais e internacionais e novidades sobre a UFT – nos campos do ensino, pequisa e extensão. A partir de abril, a Rádio trará novidades na programação. “Teremos 11 programas novos, selecionados pelo Editalque acabamos de fazer. Serão programas variados – de utilidade pública, de dicas, musicais, literários, de contabilidade, enfim, de várias áreas do conhecimento -, promovendo o lado educativo e informativo da emissora para a população”, destaca Junior Duarte, diretor da emissora.Junior Duarte, diretor da UFT FM (Foto: Vinicius Venâncio)Também estão previstos outros programas para este ano, da própria grade da emissora, a exemplo do Garagem – “um projeto experimental que fomenta a abertura para o pessoal que está tocando em barzinho, está com música autoral e busca espaço na mídia”, explica Duarte. “A Rádio vai promover isso, para este pessoal ter chance no mercado, para que as pessoas conheçam o produto que eles realizam”. 

De toda forma, o incentivo aos músicos regionais é algo que já acontece: de hora em hora, toca-se uma música de artistas e bandas locais – somando-se, assim, 24 músicas regionais, a cada dia, no decorrer da programação. Segundo Duarte, a emissora ainda entrará, em breve, com uma “plástica nova” e há projetos de expansão do sinal: “já estão sendo produzidas, por exemplo, as novas vinhetas e estamos em processo de estudo para expandir o sinal da emissora para os outros câmpus da UFT”. 

Entre outros destaques, a Rádio entra, diariamente e ao vivo, na programação da Tarde Nacional da EBC, durante o Giro de Notícias pelo Brasil.No que tange à inovação, desde novembro de 2018, a UFT FM possui um aplicativo, desenvolvido por alunos da Fábrica de Softwares da UFT – um projeto de extensão do curso de Ciências da Computação – e com a contribuição de servidores da Rádio, sendo uma entre as 27 patentes da Instituição

Compartilhe no:

Relacionados