Fundação Cultural de Palmas institui Comissão Eleitoral para escolha do Grupo Gestor do CEU das Artes

por Jornal Folha do Jalapao — 09/02/2026 às 14:23 — em Cidades

Os mais votados na eleição a ser realizada no dia 21 de fevereiro próximo passarão a atuar no apoio à gestão do equipamento ao longo do triênio 2025-2027

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) criou a Comissão Eleitoral responsável por organizar, coordenar e supervisionar o Processo Eleitoral Triênio 2025/2027 do Grupo Gestor Tripartite do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Capital. A medida consta na Portaria nº 003/2026, publicada no Diário Oficial do Município nº 3.888, O documento também convoca para a eleição, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, das 18 às 20 horas, no cineteatro do próprio equipamento cultural, localizado no Setor Morada do Sol e também conhecido como Pracinha da Cultura.

O Grupo Gestor terá composição tripartite, formado por membros titulares e suplentes representantes do Poder Público, da Comunidade e da Sociedade Civil Organizada. Cabe ao Poder Público a indicação de representantes dos setores da Cultura, da Assistência Social, do Esporte, da Educação e da Juventude. À Comunidade, cabe a participação de pessoas físicas e representantes das comunidades do entorno da Pracinha da Cultura. Já à Sociedade Civil Organizada, cabe a participação de pontos de cultura, associações de bairro e outras entidades, conforme a portaria.

Candidatura e processo eleitoral
Os interessados em concorrer a uma vaga no Grupo Gestor deverão formalizar o pedido de candidatura junto à Comissão Eleitoral no dia da eleição. Caso atendam aos requisitos da portaria, preencherão um formulário de habilitação imediata. Após a conclusão das candidaturas, a Comissão Eleitoral projetará a relação de todos os candidatos aptos dos segmentos Comunidade e Sociedade Civil Organizada em local visível, garantindo a transparência do processo.

Em seguida, a votação será iniciada. Cada eleitor poderá escolher, individualmente e de forma secreta, um representante do segmento Comunidade e outro da Sociedade Civil Organizada, depositando os votos na urna. Ao final, a Comissão Eleitoral fará a apuração manual, com anúncio verbal de cada cédula e contagem dos votos. O resultado dos cinco titulares e cinco suplentes eleitos em cada segmento será divulgado assim que a última cédula for contabilizada.

Fortalecimento das ações
A Comissão Eleitoral é composta por representantes da FCP, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol e da sociedade civil. O secretário-executivo da FCP, Marcelo Lopes, preside a comissão e enfatiza a importância de eleger um Grupo Gestor engajado para ampliar o potencial do CEU das Artes.

“Aqui funciona um dos polos da Fundação Cultural e, por isso, é possível oferecer cursos gratuitos de iniciação artística e diversas outras atividades, como oficinas e apresentações. Com a atuação de um Grupo Gestor contribuindo diretamente para este espaço, as ações tendem a ser ainda mais ampliadas, abrangendo não apenas a cultura, mas também o esporte, a educação, a juventude e a ação social. Se a atuação do Município neste local já é diversificada e de qualidade, a perspectiva é de um fortalecimento e aprimoramento contínuos”, avalia Lopes.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Guarda Metropolitana de Palmas celebra 33 anos de atuação integrada em defesa da população

Solenidade nesta segunda-feira, 9, marca as mais de três décadas de serviços...

APARECIDA: Prefeito Deusimar e vice Roquinho reafirmam diálogo institucional na abertura do Ano Legislativo

Gestores prestigiaram a posse da vereadora Maysa Marques como presidente da Casa...