Gomes, Kátia e Dorinha na lista dos “Cabeças” do Diap com os parlamentares mais influentes do Congresso


Três parlamentares do Tocantins estão na tradicional lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional, definidos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que congrega os mais influentes nomes do Parlamento brasileiro. São eles os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso, e Kátia Abreu (PP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, além da deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora na Câmara e a principal articuladora para a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No ano passado, haviam dois parlamentares na lista, Gomes, que já a frequenta desde que era deputado federal, e Dorinha.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares — deputados se senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Conforme a entidade, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo1, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar o papel e o contexto para desempenhá-lo.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *