Tocantins - 20/06/2021 - 01:10

Governador Carlesse entrega benefícios e anuncia novos serviços para São Félix

Postado em 09/11/2020

Compartilhe no:

Governador anuncia mais investimentos para São Félix

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu o anúncio de novos investimentos em infraestrutura e melhorias aos municípios, comunidades quilombolas e atrativos turísticos que fazem parte da região do Jalapão. O Jalapão é um dos maiores polos de ecoturismo de todo o Brasil.

 “Estamos muito felizes com os investimentos que estão sendo feitos e adianto ainda que muitos outros virão. No mínimo, são mais 12, entre infraestrutura de estradas, instalação de postos de saúde, centro operacional para os Bombeiros, e escolas preparadas para um projeto de turismo. Quanto mais organizarmos essa região, mais o nosso Tocantins será reconhecido, e assim mais visitações, mais desenvolvimento do comércio. Tudo vai fortalecer ainda mais nossa economia e a população é quem vai se beneficiar”, afirmou o Governador.

Entre os investimentos anunciados pelo governador Carlesse está a pavimentação da estrada que interliga a cidade de Lagoa do Tocantins a São Félix, em um trecho de 50 km.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, reafirmou o compromisso com a pavimentação da estrada e a recuperação de outras que levam até os atrativos da região. “As pessoas sempre cobram as estradas. A pavimentação já é uma realidade”, destacou o vice-governador.

Outro investimento de peso confirmado para a região está na construção de um aeroporto em São Félix, que segue em fase de estudos para processo licitatório, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Henrique Gaguim.

Energia em São Félix

Governador Mauro Carlesse entrega gerador de energia em São Félix

Ao lado de sua equipe de secretários de Estado, além de deputados estaduais, federais, prefeito Marlen Ribeiro e representantes da empresa Energisa, o governador Carlesse entregou um novo gerador para a cidade de São Félix, beneficiando diretamente 1,6 mil moradores de toda a região.

A Energisa, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Tocantins, informou que o equipamento tem potência de 0,75 MVA e já está atendendo mais de 650 clientes conectados ao gerador.

O diretor de relações institucionais da Energisa, Alan Kardec, comentou sobre o novo investimento da empresa na região.  “Vemos que esta região tem um potencial muito grande, é o cartão postal do Estado, inclusive com projeção internacional. O agronegócio também tem crescido de forma significativa no entorno do Jalapão e por isso estamos pleiteando, junto ao Ministério de Minas e Energia, um ponto de suprimento e rede básica para que a energia não seja um empecilho para que o Jalapão se desenvolva”, afirmou Alan Kardec.

Gerador de energia instalado no Município

Morador Ademir Jacinto comemora a conquista do gerador

Quem se sentiu satisfeito com a instalação do gerador de energia foi o morador Ademir Jacinto dos Santos, de 53 anos. Ele, que é dono de uma borracharia, contou que há anos a população aguarda melhorias na rede elétrica. “No período chuvoso, a energia faltava muito. A rede de assistência é muito grande, vai para Ponte Alta e até o pessoal do apoio chegar passavam 12 horas, às vezes chegava até a 24 horas sem energia. O povo reclamava muito, inclusive os comerciantes. Agora melhorou muito, é grande a diferença. A energia é o básico da casa e isto foi uma bênção que o governador e o pessoal trouxeram”, disse. 

Polícia Ambiental e Bombeiros

São Félix ainda recebeu do Governo do Estado uma nova base operacional para concentrar os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Polícia Militar Ambiental.

O coronel Reginaldo Leandro da Silva, do Corpo de Bombeiros, comentou a importância desse centro agora no Jalapão. “Esse espaço aqui é o apoio para a Corporação dos Bombeiros e a Polícia Ambiental. É um apoio estratégico em uma área de grande importância no Estado, que é o Jalapão”, observou.

Comunidade Quilombola Povoado da Prata 

A comunidade Quilombola Povoado do Prata, localizada a 20 km de São Félix recebeu do Governo do Estado uma nova praça destinada ao lazer e às atividades esportivas para toda a comunidade. A praça recebeu o nome de Gracy Ribeiro de Souza, em homenagem a uma artista artesã que é pioneira no uso do capim dourado. O espaço conta com um quiosque, playground completo e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Para a construção da praça, foram usados recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

A moradora Luzia Passo

A moradora Luzia Passo, de 31 anos, aprovou a construção da praça e destacou que agora as crianças terão um lugar para brincar. “Nosso lazer antes era só ir na cachoeira, até o rio e voltar agora temos algo dentro do povoado. Este investimento é muito bom para toda a comunidade. As crianças nunca tinham ido até um parque de diversão e agora, com a pracinha, todo fim de semana elas poderão estar aqui e brincar”.

Compartilhe no:

Relacionados