Tocantins - 24/11/2020 - 23:49

Governador promove a reabertura do Jalapão e anuncia investimentos e novos serviços para a região

Postado em 02/10/2020

Compartilhe no:

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu nesta quarta-feira, 30, a reabertura oficial do Parque Estadual do Jalapão, com o anúncio de novos investimentos em infraestrutura e melhorias aos municípios, comunidades quilombolas e atrativos turísticos que fazem parte da região. Sendo um dos maiores polos de ecoturismo de todo o Brasil, o parque do Jalapão estava fechado desde o mês de março por conta das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Para o governador Carlesse, a reabertura foi um momento de grande importância para a retomada das atividades econômicas, em especial aos trabalhadores da área do turismo.

“Estamos reabrindo o parque após muitos estudos técnicos e conversa com gente que é daqui da região. Todos os protocolos de segurança já estão sendo respeitados para um retorno sadio das atividades turísticas. Também estamos muito felizes com os investimentos que estão sendo feitos e adianto ainda que muitos outros virão. No mínimo, são mais 12, entre infraestrutura de estradas, instalação de postos de saúde, centro operacional para os Bombeiros, e escolas preparadas para um projeto de turismo. Quanto mais organizarmos essa região, mais o nosso Tocantins será reconhecido, e assim mais visitações, mais desenvolvimento do comércio. Tudo vai fortalecer ainda mais nossa economia e a população é quem vai se beneficiar”, afirmou o Governador.

Entre os investimentos anunciados pelo governador Carlesse nesta quarta-feira, 30, está a pavimentação da estrada que interliga a cidade de Ponte Alta do Tocantins a São Félix, em um trecho de 50 km.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que também esteve presente na reabertura do parque, reafirmou o compromisso com a pavimentação da estrada e a recuperação de outras que levam até os atrativos da região. “As pessoas sempre cobram as estradas. Eu vim de carro hoje para observar um pouco mais da situação. Nós temos essa convicção e o Governador tem a consciência. A pavimentação já é uma realidade. E para as demais estradas, falei com nossa secretária de Infraestrutura, Juliana Passarin, e temos uma equipe aqui, junto à prefeitura, que vai fazer todo esse trabalho de recuperação”, destacou o vice-governador.

Outro investimento de peso confirmado para a região está na construção de um aeroporto em São Félix, que segue em fase de estudos para processo licitatório, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Henrique Gaguim.

Energia em São Félix

O dia que marcou o retorno das atividades no Jalapão começou com a chegada do governador Carlesse às 11 horas da manhã no município de São Félix, a 270 km de Palmas.

Ao lado de sua equipe de secretários de Estado, além de deputados estaduais, federais e representantes da empresa Energisa, o governador Carlesse participou da inauguração de um novo gerador para a cidade, beneficiando diretamente 1,6 mil moradores de toda a região.

A Energisa, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Tocantins, informou que o equipamento tem potência de 0,75 MVA e já está atendendo mais de 650 clientes conectados ao gerador.

O diretor de relações institucionais da Energisa, Alan Kardec, comentou sobre o novo investimento da empresa na região. 

“Vemos que esta região tem um potencial muito grande, é o cartão postal do Estado, inclusive com projeção internacional. O agronegócio também tem crescido de forma significativa no entorno do Jalapão e por isso estamos pleiteando, junto ao Ministério de Minas e Energia, um ponto de suprimento e rede básica para que a energia não seja um empecilho para que o Jalapão se desenvolva”, afirmou Alan Kardec.

Quem se sentiu satisfeito com a instalação do gerador de energia foi o morador Ademir Jacinto dos Santos, de 53 anos. Ele, que é dono de uma borracharia, contou que há anos a população aguarda melhorias na rede elétrica. “No período chuvoso, a energia faltava muito. A rede de assistência é muito grande, vai para Ponte Alta e até o pessoal do apoio chegar passavam 12 horas, às vezes chegava até a 24 horas sem energia. O povo reclamava muito, inclusive os comerciantes. Agora melhorou muito, é grande a diferença. A energia é o básico da casa e isto foi uma bênção que o governador e o pessoal trouxeram”, disse. 

Polícia Ambiental e Bombeiros

Ainda em São Félix, foi inaugurada uma nova base operacional para concentrar os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Polícia Militar Ambiental.

O coronel Reginaldo Leandro da Silva, do Corpo de Bombeiros, comentou a importância desse centro agora no Jalapão. “Esse espaço aqui é o apoio para a Corporação dos Bombeiros e a Polícia Ambiental. É um apoio estratégico em uma área de grande importância no Estado, que é o Jalapão. E dará condições para o nosso pessoal trabalhar aqui no combate e na prevenção a incêndios; e evitar que um polo turístico que é o Jalapão, entre em um cenário de desastres. Então, é a certeza que vamos dar condições para que o turista venha ao Jalapão tendo a tranquilidade ambiental tão necessária para o local”, pontuou.

Comunidade Quilombola Povoado da Prata 

Em seguida, a comitiva do Governo do Tocantins seguiu para a comunidade Quilombola Povoado do Prata, localizada a 20 km de São Félix. No local, foi inaugurada uma nova praça destinada ao lazer e às atividades esportivas para toda a comunidade. A praça recebeu o nome de Gracy Ribeiro de Souza, em homenagem a uma artista artesã que é pioneira no uso do capim dourado. O espaço conta com um quiosque, playground completo e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Para a construção da praça, foram usados recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, comentou que a reabertura do Jalapão e os novos investimentos estão sendo um marco para o turismo e a qualidade de vida dos moradores da região. “Há três meses, estamos qualificando e interagindo com as comunidades e os empresários para que pudéssemos fazer esta abertura de forma segura, o que é uma determinação do Governador. Hoje é um marco para o turismo do Tocantins e todos estes investimentos trazem mais conforto também para o turista, que o Tocantins quer receber muito bem. Eu tenho certeza de que o Estado vai surpreender neste novo tempo”, destacou.

A moradora Luzia Passo, de 31 anos, aprovou a construção da praça e destacou que agora as crianças terão um lugar para brincar. “Nosso lazer antes era só ir na cachoeira, até o rio e voltar agora temos algo dentro do povoado. Este investimento é muito bom para toda a comunidade. As crianças nunca tinham ido até um parque de diversão e agora, com a pracinha, todo fim de semana elas poderão estar aqui e brincar”.

Internet e linhas de Crédito

Outro município que está localizado dentro do Parque Estadual do Jalapão é Mateiros, a 304,9 km de Palmas, concentrando boa parte das atividades turísticas de toda a região.

Na tarde desta quarta-feira, 30, o governador Mauro Carlesse apresentou em primeira mão a oferta gratuita de serviço de internet no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) de Mateiros, além de uma linha especial de crédito via Agência de Fomento do Estado do Tocantins.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, comentou sobre a parceria de acesso à internet.

“Tanto a população quanto as pessoas que virão ao Centro de Atendimento ao Turista terão acesso à internet gratuita. Esse serviço foi possível graças a um Termo de Cooperação entre o Governo do Tocantins, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério das Comunicações e o Naturatins, que é interveniente desse termo. Também iremos, em 30 dias, instalar internet nas Dunas, em parceria com a Prefeitura de Mateiros. O governador Carlesse também destinou novas caminhonetes ao Naturatins para uso exclusivo no Jalapão e, em breve, iremos regulamentar o uso público dos nossos atrativos do Parque do Jalapão”, frisou Sebastião Albuquerque.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, apresentou uma nova linha de crédito destinada aos trabalhadores informais da região do Jalapão. A presidente Denise Rocha apresentou detalhes desta nova operação de crédito.

“Esse fundo é denominado Crédito Popular e tem valores de R$ 1 mil a R$ 6 mil, com seis meses de carência e 36 meses para pagamento. Trata-se de um fundo que vem ajudar e socorrer as pessoas desta região, de forma acessível também para pessoa física. Aquele empreendedor formal ou informal, o cabeleireiro, o garçom, o pedreiro, o ambulante, o autônomo poderá ser contemplado. O fundo foi criado para este momento de pandemia e também atende pessoas com restrições ao crédito, com uma taxa diferenciada”, esclareceu Denise Rocha.

 A artesã de Mateiros, Zuilia Rodrigo, foi uma das profissionais autônomas que se interessou pela linha de crédito da Fomento. “Eu gostei que vieram nos ajudar, porque a gente está precisando bastante nessa situação da pandemia. A gente que tem filho precisa mesmo. Para sair para fora é mais difícil, né? Mas veio para cá, para gente é mais fácil. Vou investir nos meus negócios. Sou artesã, vou comprar o capim dourado, vou aplicar e pagar o que eu devo”, afirmou.

Atrativos Turísticos

Dois novos quiosques foram inaugurados nas Dunas e na Cachoeira da Velha, atrativos naturais que são gerenciados pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins e da Adetuc, respectivamente. Os quiosques serão usados pelos turistas, para receberem orientações sobre uso consciente dos atrativos do parque, bem como para descanso e base de apoio aos profissionais do Naturatins.

O Governo do Tocantins também revitalizou as trilhas de acesso às dunas na Serra do Espírito Santo, para facilitar o trajeto dos turistas.

O governador Mauro Carlesse finalizou o dia agradecendo às equipes do Governo do Tocantins que se empenharam durante todo o trabalho que culminou com a reabertura do Parque nesta quarta-feira, 30.

“Centenas de servidores estiveram envolvidos nesta etapa de reabertura do Jalapão. São pessoas engajadas com tudo aquilo que envolve essa região: as pessoas, o desenvolvimento de um turismo ecológico, além de melhorias significativas na qualidade de vida do cidadão jalapoeiro, os nativos desta região. Eu me sinto muito feliz de ter feito parte do dia de hoje, que certamente entrou para a história do nosso querido Jalapão”, finalizou o governador.

Presentes

Os secretários de Estado que estiveram na reabertura do Jalapão hoje foram: Juliana Passarin, secretária de Estado da Infraestrutura; Divino Alan, secretário-chefe de Gabinete do Governador; e Thiago Dourado, presidente do Ruraltins e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura.

Também participaram da reabertura os deputados estaduais Olyntho Neto, Ricardo Ayres, Cleiton Cardoso, Waldemar Júnior, além do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade.

Representando a bancada federal tocantinense, o deputado federal Carlos Henrique Gaguim. (SECOM)

Compartilhe no:

Relacionados