Tocantins - 22/05/2024 - 07:24

Folha do Jalapão

Governador Wanderlei Barbosa celebra o 42º aniversário de  Augustinópolis com entrega de obra e títulos de terra aos moradores do município

Postado em 15/05/2024

Programação do aniversário de Augustinópolis ocorreu nessa terça-feira, 14, e contou com desfile cívico e atrações musicais 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, juntamente com a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nessa terça-feira, 14, das comemorações do aniversário de Augustinópolis, que celebra 42 anos de emancipação política. O evento foi uma realização da prefeitura da cidade, com apoio do Governo do Tocantins.

“A cidade de Augustinópolis é uma referência para o nosso Estado e principalmente para a região do Bico do Papagaio, nós viemos celebrar esta importante data com a população da cidade. Em Augustinópolis, realizamos grandes ações, fruto de parceria com a prefeitura do município e estamos aqui para isso, queremos entregar obras, dar os parabéns para essa cidade linda, com serviços e benefícios do Governo do Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa. 

A programação no município iniciou com a inauguração da Casa de Apoio Amor e Ação. O espaço é administrado pelo Rotary Club e conta com estrutura para acolher familiares de pacientes internados no Hospital Regional de Augustinópolis. Foram investidos recursos estaduais na Casa, por meio da emenda parlamentar do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres.

À frente da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância de um espaço de acolhida, com uma boa estrutura e a felicidade em acompanhar de perto uma iniciativa que favorece as pessoas da região do Bico do Papagaio. “Estamos com ações voltadas para esse público que necessita de atenção e saber que, em Augustinópolis, temos um local de referência para a região nos traz muita satisfação”, ressaltou a primeira-dama.

Em seguida, a programação de aniversário contou com o desfile cívico militar do Colégio Militar do Estado do Tocantins La Salle, de Augustinópolis, além da entrega de títulos fundiários, ocasião em que as famílias receberam os documentos que garantem a propriedade legal de suas terras. Entre os beneficiários está Luísa Maria da Conceição, moradora de longa data da cidade, que expressou sua gratidão. São mais de três décadas de espera e, agora, volto para casa com o documento da minha residência em mãos. “Hoje é um dia de muita alegria e emoção para mim e minha família. Ter esse documento me deixa muito feliz”, frisou Luísa, emocionada.

O prefeito de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida, também esteve presente e elogiou o apoio constante do Governo do Tocantins. “A presença e o empenho do governador Wanderlei Barbosa têm sido fundamentais para o nosso município. Estou muito satisfeito com a nossa festa e a parceria em Augustinópolis”, afirmou o prefeito.

A comemoração do aniversário da cidade contou ainda com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Augustinópolis e atrações musicais, com show dos cantores Murilo Huff, Henry Freitas e Igor Cunha. 

Augustinópolis

A cidade de Augustinópolis, localizada na região do Bico do Papagaio, possui mais de 18 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o terceiro maior município da microrregião, exercendo significativa influência como centro comercial e referência em serviços de saúde pública e privada. O Produto Interno Bruto (PIB) de Augustinópolis é majoritariamente composto pela prestação de serviços, seguido pelo setor agropecuário e pela indústria.

A emancipação de Augustinópolis começou nos anos 70, quando Manoel Marinho de Souza Brito, então vereador eleito por São Sebastião do Tocantins, solicitou à Câmara Municipal a elevação do povoado Centro do Augusto a distrito, o que foi aprovado em 14 de maio de 1976, com a Lei n° 8.107. O nome Augustinópolis foi uma junção de Augusto, o fundador, e Tocantinópolis, cidade natal do vereador. A cidade cresceu rapidamente e, em 14 de maio de 1982, pela Lei n° 9.180, o município de Augustinópolis foi criado, desmembrando-se de São Sebastião do Tocantins.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:

Relacionados