Governador Wanderlei lança Projeto ‘Turismo na Estrada’ e vistoria obras em São Félix
Postado em 14/02/2025

Momento foi considerado histórico, já que deu o pontapé ao projeto que vai proporcionar qualificação aos moradores da região. O gestor também vistoriou obras do Aeródromo e da pavimentação que liga São Félix ao Povoado do Prata



Mais uma iniciativa que busca elevar as condições de vida dos jalapoeiros: o Jalapão foi a região turística do Tocantins escolhida pelo governador Wanderlei Barbosa, para o lançamento do novo projeto que visa o impulsionamento das visitações ao Estado, o ‘Turismo na Estrada’, do Governo do Tocantins, executado por meio da Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com instituições de ensino. A população de São Félix recebeu o chefe do Executivo Estadual nesta sexta-feira, 14, para o evento que deu início às atividades, com a presença de autoridades estaduais e municipais.



O governador, ao lado da primeira-dama Karynne Sotero, presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, deputado Valdemar Junior e prefeitos da região, também vistoriou o início das obras do Aeródromo, que tem um investimento de cerca de R$ 20 milhões do Governo do Tocantins, além das obras de pavimentação da rodovia TO-030, que liga Lagoa do Tocantins ao Povoado Prata em São Félix.
Local de maior escolha dos turistas que vêm ao estado, o Jalapão é berço da cultura tocantinense, conhecido por belezas exuberantes, encantadoras, e pelo povo da região. Ao longo dos anos vem ganhando reconhecimento internacional, e investimentos do Governo, inclusive com a tão sonhada pavimentação que está sendo executada até São Félix, tirando a região do isolamento, e agora contará com o aeródromo, que vai trazer ainda mais turistas.

“Se hoje tenho a oportunidade de estar fazendo asfalto em uma das regiões turísticas mais visitadas do Brasil, é porque Deus me deu a oportunidade. Minha satisfação é enorme de trazer os cursos, e daqui a pouco esse aeroporto chega, o asfalto chega, vai aumentar muito o fluxo, e vamos precisar de mais leitos de hotelaria, os restaurantes vão aumentar, e as pessoas precisam estar qualificadas, não só aqui, em todos os lugares que têm ambientes turísticos. Temos que trabalhar juntos, e entendemos que a formação das crianças, adolescentes, para observar a vocação do turismo, e vamos qualificar, dando às pessoas as condições de trabalharem”, afirmou o governador ao se pronunciar.
Wanderlei afirmou que vai aportar recursos para a execução da ligação dos setores da cidade de São Félix. “O Jalapão é um endereço consolidado e queremos ter ambientes para o turismo, pois é uma vertente que cresce muito, contem comigo, o que pudermos fazer juntos, nós vamos fazer. Vamos continuar fazendo história e tornar esse Tocantins um lugar melhor para todos!”, acrescentou.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou os investimentos promovidos pelo Governo do Estado na região. “Em 2019 viemos aqui com o senhor e visitamos alguns pontos turísticos do Jalapão, e ali criou-se um carinho muito grande por essa região. O senhor está nessa história. A gente faz turismo fazendo ações e o seu governo é o que mais investe em turismo no Brasil. São mais de R$ 500 milhões em investimentos, com pavimentação e duas pontes importantes. Além da estruturação que cabe ao governo, sinalização de grande parte do Jalapão, hoje assinamos um convênio histórico, com cursos superiores para que os jovens do Jalapão possam ser os empresários de amanhã. Trabalhamos em parceria com os municípios”, disse.

O prefeito de São Félix, Gercimar Xavier, que também é presidente do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), agradeceu ao Governo do Estado pelo empenho em desenvolver o Jalapão. “É um momento único e histórico. O senhor governador, tem transformado não só o Jalapão, mas o Tocantins. Nossa palavra é gratidão pelo que o senhor tem desenvolvido. O senhor tem um carinho especial por esse povo. Tenho certeza que vamos deixar marcos históricos e o turismo tem sido a peça fundamental do Jalapão. Estamos firmes para fazer uma gestão digna para a nossa cidade melhorar com essa parceria que temos hoje. Temos várias obras, o sonho do asfalto, que dá vida para o Jalapão!”, agradeceu.



Também usaram a palavra durante o evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, o deputado estadual Valdemar Junior, reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato.
Convênio

Na ocasião também ocorreu a assinatura do convênio que possibilitará a oferta do Curso Superior em Turismo Patrimonial e Socioambiental e do Curso de Guia de Turismo no Jalapão, qualificando profissionais para atuar na gestão e operação do turismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável na região.
Esta é uma ação do Governo do Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
Presenças
Ainda estiveram no evento os prefeitos Jesy Vieira, de Mateiros; Marcello Lustosa, de Lizarda; Valdeia Martins, de Rio Sono; Kedson Alves, de Rio Sono; Eliene Batista, de Santa Tereza do Tocantins; Leandro Soares, de Lagoa do Tocantins; e o vice-prefeito de Novo Acordo, Pedro Andrade, que no ato representou o prefeito Mateus Coelho, além de secretários estaduais, municipais e vice-prefeitos e vereadores.
Turismo na Estrada
O projeto consiste na realização de capacitação para gestores municipais, empresários do setor turístico e técnicos da área, nas sete regiões turísticas do estado, além de treinamento específico voltado para a temporada de praia 2025.
A ação itinerante é conduzida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com as prefeituras locais, com os objetivos de fortalecer a governança e a articulação regional para o desenvolvimento do setor; promover uma maior integração das regiões turísticas do Tocantins no contexto nacional; aperfeiçoar os serviços oferecidos aos visitantes; e reduzir os impactos ambientais nos roteiros.





















