Governo do Tocantins apoia mostra de danças populares e tradicionais do Estado

por Wenina — 13/10/2021 às 12:10 — em Destaques, Estado

Projeto traz manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas apresenta até o próximo sábado, 16, o projeto Do Ritual – Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins. O evento pode ser conferido no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas, com classificação livre.

 O projeto traz as manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo). A programação ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins.

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõem a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.

Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérpretes de Libras.  Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpage https://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso às apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é de grande valor para o resgate da cultura popular do Estado. “ O Tocantins possui uma grande diversidade cultural com manifestações populares que formam a identidade Cultural do Estado”, considera.

O projeto Do Ritual: Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins é uma realização da Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas amplia obras de recapeamento no setor Jardim Aureny IV

Duas avenidas do setor já foram contempladas com as obras para renovação...

SANTA TEREZA: Segurança é garantida para turistas e moradores durante a Temporada da Praia do Aconchego

Guarda-vidas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuaram durante os fins de...