Tocantins - 18/10/2024 - 01:10

Folha do Jalapão

Governo do Tocantins capacita comunidade na prática fotográfica no Workshop Jóias do Jalapão

Postado em 11/07/2024

Curso faz parte da programação de férias no Jalapão e objetivou aprimorar habilidades em técnicas de fotografia para redes sociais

As atividades do Workshop Jóias do Jalapão, realizado na zona urbana de Mateiros e no povoado Mumbuca, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram concluídas nessa quarta-feira, 10. A ação integra a programação de férias no Jalapão e contou com a participação de artesãos e membros da comunidade local envolvidos na cadeia produtiva do artesanato em capim-dourado. 

Com o objetivo de oferecer aos artesãos locais a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnicas de fotografia para redes sociais, uma ferramenta essencial para a divulgação e comercialização de seus produtos, a agenda foi organizada pela supervisão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) com o apoio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto. 

“Os artesãos da ACAPPM [Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros] e do povoado Mumbuca puderam contar com técnicas de iluminação, objetos naturais para compor as fotos entre outros. A Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins está em constante interação com este pessoal, procurando trazer técnicas que os envolvam e, claro, valorize e fomente suas produções”, destaca a guarda-parque do Naturatins, Marina Morena. 

O curso foi ministrado pela comunicadora Giovana Gutseit Stefani, de Curitiba, que destacou o desejo de expandir o curso para mais pessoas a fim de promover o artesanato em capim-dourado mundo afora e rentabilidade a comunidade local. “Foi bem proveitoso todo o treinamento, as pessoas gostaram bastante, e tivemos retorno para próximas ideias, aprimorar e fazer mais, para mais pessoas. Gostei bastante da comunidade, conseguimos trabalhar e o intuito é  expandir cada vez mais todo o alcance das biojoias do Tocantins e valorizar a cultura, tradição e história. A ideia é aumentar cada vez mais a renda e a presença digital, com apresentação comercial, esteticamente bonita”, finalizou. 

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:

Relacionados