Governo do Tocantins e Associação de Mulheres Agroextrativistas realizam 2º Festival do Baru e do Jatobá em Ponte Alta do TO

por Jornal Folha do Jalapao — 30/10/2025 às 15:28 — em Estado

Evento ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Ponte Alta do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Associação de Mulheres Unidas do Jalapão, dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza I, e a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, realiza o 2º Festival do Baru e do Jatobá. O evento, que reúne associações de mulheres agroextrativistas, ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Ponte Alta do Tocantins, município considerado o portal da região do Jalapão.

Na programação, estão previstas diversas atividades, como oficina de portfólio, palestras sobre economia solidária e estruturação de empreendimentos, entre outras ações voltadas ao fortalecimento da produção e comercialização dos produtos do cerrado.

A engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento, Francisca Marta Barbosa, explica que o festival tem como objetivo fortalecer a organização das mulheres agroextrativistas. “Além de dar mais visibilidade ao trabalho executado por essas mulheres, buscamos estimular a geração de renda e o desenvolvimento sustentável, valorizando o papel que exercem na segurança alimentar. Atualmente, elas representam 61,3% das vendas de produtos para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], sendo prioridade no programa”, destaca.

Feira

Durante o evento, as mulheres agroextrativistas irão expor seus produtos derivados dos frutos do Cerrado, com destaque para o jatobá e o baru, além de outros produtos feitos a partir de pequi, macaúba, açafrão, mangaba, buriti e demais frutos naturais do Cerrado tocantinense.

Participantes

Participam também do festival o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agroindústria Mulheres Unidas do Jalapão, a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Brasil Digital e representantes da Economia Solidária.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Processo seletivo na saúde indígena do Tocantins tem vagas com remuneração de até R$ 17 mil

Vagas são divididas em nível médio, técnico e superior para atuação no...

Governo do Tocantins une tecnologia e inclusão em evento sobre inteligência artificial e valorização humana

Programação em comemoração ao Dia do Servidor Público incluiu palestras e outras...