Tocantins - 19/05/2022 - 08:10

Folha do Jalapão

Governo do Tocantins entrega à população novo Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Augustinópolis

Postado em 21/01/2022

Espaço passa a abrigar três unidades policiais e tem quase 400 metros quadrados de área construída

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), recebeu da Prefeitura de Augustinópolis (TO), um imóvel construído especialmente para abrigar o Complexo de Delegacias de Polícia Civil (PC-TO) no município.

O terreno é fruto de uma parceria firmada entre o Poder Público e iniciativa privada, situado no centro da cidade. As novas instalações foram integralmente projetadas para atender às necessidades da Polícia Civil, abrigando três delegacias:  a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulnerável (2ª Deamv), a 12ª Delegacia de Polícia e a 13ª DP. Cada uma conta com gabinete do delegado, cartório, sala de agentes e arquivo individual.

A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 20, oportunidade em que o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou a importância do espaço e enalteceu a parceria público-privada que possibilitou a entrega da nova unidade. “Esta é uma obra que vai beneficiar não somente a população de Augustinópolis, mas os demais municípios. É importante frisar que a concretização desta obra só se tornou realidade graças à coragem e dedicação do delegado Jacson Wutke e demais policiais civis que buscaram parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada. Por isso, parabenizo todos os envolvidos, ressaltando que o maior beneficiado será o povo tocantinense”, afirmou o Governador.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, o prédio será mobiliado e equipado pela SSP, para que possa prestar o serviço essencial à população. “É com imensa alegria que recebemos essa obra, que é de grande valia e será voltada para a comunidade. Um patrimônio que traz mais humanidade, respeito e cidadania, pois trata-se de um espaço salubre, adequado tanto para os servidores, como para a população”, destacou o gestor.

De acordo com o delegado-chefe da 12ª DP, Jacson Wutke, idealizador da obra, o projeto começou a ser planejado em 2018, quando a PC-TO iniciou tratativas para a construção do novo espaço. “Sempre foi um sonho termos uma sede própria em Augustinópolis. Contamos com a ajuda de vários parceiros, no âmbito público e privado, para que pudéssemos tocar a obra e conseguimos que ela fosse entregue hoje”, frisou.

A entrega foi feita pelo prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres, que destacou a importância de ter uma Força de Segurança, como a Polícia Civil, bem instalada e em um prédio que possa viabilizar as investigações de maneira célere. “Era um desejo antigo de nossa população poder contar com um prédio amplo, moderno e isto somente foi possível com a união de forças entre o Poder Público, Poder Judiciário e a iniciativa privada a fim de transformar esse projeto em realidade”, ressaltou o gestor público.

A solenidade contou com a participação de parlamentares e autoridades civis e militares.

Construção

O novo prédio tornou-se realidade a partir da doação do terreno pela prefeitura e convênio firmado com Câmara Municipal de Augustinópolis, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, a fim de captar os recursos necessários para a construção.

Para viabilizar a obra, os deputados estaduais Amélio Cayres, Jair Farias e Fabion Gomes, também colaboraram emendas, houve contrapartida da Prefeitura de Augustinópolis; penas pecuniárias destinadas pelo Ministério Público e homologadas pelo Poder Judiciário; além da utilização de mão de obra voluntária dos reeducandos da Unidade Prisional de Augustinópolis. A construção foi feita a preço de custo, apenas com fins sociais, pelo empresário Roni Theodoro.

O novo prédio também conta com recepção, sala de registro de boletins de ocorrência, sala de escuta especializada, sala de audiências e reuniões, sala de apoio administrativo, centro de monitoramento e controle, cela de contenção, alojamento, copa e área de convivência.

Reunião em Araguatins

Logo após a entrega do espaço, o secretário Wlademir Costa se reuniu com delegados, agentes e escrivães da Delegacia Regional de Araguatins para tratarem de assuntos de interesse da categoria e alinhadas ações para otimizar o trabalho policial desenvolvido na regional. O gestor da SSP também fez um balanço dos 90 dias à frente da pasta e se colocou à disposição dos policiais civis.

Apoio às vítimas das cheias do Rio Tocantins

Já no final da tarde, o secretário Wlademir acompanhou o governador Wanderlei Barbosa em uma visita a uma escola municipal do Povoado Bela Vista, no município de São Miguel do Tocantins. Na ocasião, o governador e parceiros entregaram mais de 300 cestas básicas e 120 botijões de gás a famílias que ficaram desabrigadas e tiveram suas residências invadidas pela água, devido às cheias do Rio Tocantins.

(Secom-TO)

Compartilhe no:

Relacionados