Governo do Tocantins entrega trator e equipamentos durante formatura de custodiados da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri

por Wenina — 24/11/2024 às 21:31 — em Estado

Os 23 homens privados de liberdade se formaram nos cursos de Viveirista, Bovinocultura e Olericultura.

Um novo caminho a ser percorrido, com mais conhecimentos, habilidades e experiências que podem viabilizar maiores chances de empregabilidade. É com essa expectativa que 23 custodiados da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri, se formaram em cursos ofertados pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As capacitações de Viveirista, Olericultura e Bovinocultura, ofertadas por meio de tratativas da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, proporcionaram aos privados de liberdade, aprendizados sobre técnicas necessárias para o manejo do gado, além do cultivo de plantas e vegetação de ciclos rápidos, e, a instalação e manutenção de viveiros e mudas.

A formatura ocorreu nesta quinta-feira, 21, com a presença de autoridades como o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, representantes de diversos órgãos e entidades parceiras da Seciju, Poder Judiciário, policiais penais e dos custodiados.

Novas perspectivas

O evento foi tomado por muita emoção e pela sensação de superação por parte dos reeducandos, que ao longo da formatura, expressaram gratidão pela oportunidade de obter novos conhecimentos e de aplicar as técnicas na própria Fazenda Penal. Ao falar aos formandos, o secretário Deusiano frisou os avanços obtidos pelo Sistema Penitenciário em relação ao trabalho e qualificação dos presos.

“Eu acredito muito nessa ressocialização, vamos avançar mais ainda o Sistema Prisional. Nós estamos com trabalhos realizados por custodiados em todas as unidades, além da educação que também está sendo ofertada. Todas as nossas salas de aula foram construídas com a mão de obra que carcerária, bem como, também adquirimos insumos através de parcerias do Estado com a Senappen, como o que conseguimos entregar hoje. Nosso papel não é só a manutenção da segurança, mas avançar também na ressocialização”, declarou o secretário.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, reforçou agradecimentos pela conclusão dos cursos. “Eu agradeço a parceria do Senar e de todos os presentes nesta cerimônia. Hoje, 98% das nossas unidades penais já contam com sala de aula, pois é estudando, investindo na ressocialização pelo trabalho, nos cursos profissionalizantes, que vocês que estão inseridos nos Sistema Prisional, sairão daqui, e ingressarão no meio da sociedade, porque vocês saem da unidade qualificados. Hoje, nós temos um índice muito importante para nós, que é a não volta do preço, ele sai e não volta mais para o Sistema, e isso é graças ao trabalho de todos do Sistema Penal do Tocantins”, disse. 

Para o chefe da Fazenda Penal, Paulo Sérgio, a experiência adquirida pelos custodiados se reflete também no cuidado e no trabalho prestado por cada um nas atividades da Unidade. 

“Nós plantamos uma semente e hoje estamos aqui colhendo os frutos. Eles estão cumprindo a sua pena, mas respeitamos todos, independente do crime que eles cometeram, e eles estão sendo preparados para serem reinseridos novamente à sociedade. Os cursos do Senar têm proporcionado isso para os detentos aqui dentro. Vários já saem daqui empregados. Pedreiros, mestres de obras, que estão trabalhando lá fora. A gente sabe que a maior dificuldade que eles têm quando saem daqui é novamente voltar para o campo de trabalho. Então, eu quero agradecer por tudo que a gente está recebendo aqui, porque vai melhorar mais ainda a qualidade da Fazenda”, declarou o chefe.

Entregas

Além da formatura, a Seciju entregou ainda um importante veículo que vai beneficiar os serviços realizados na Unidade: um novo trator contribuirá com a gradagem de terras para o plantio de alimentos como mandioca, milho, banana, feijão, além de outros serviços que podem ter o uso do veículo. Também foram entregues seis aparelhos de ares-condicionados, uma lavadoura de alta pressão, um micro-ondas e cinco camas para a Unidade. 

O trator foi adquirido pelo Governo do Estado através de parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf). Já os demais itens foram adquiridos com Fundo Penitenciário de repasse do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). As melhorias refletem a preocupação do Governo do Tocantins em ofertar melhores condições de trabalho e aparelhagem das unidades penais. 

Gratidão 

Para quem tem a oportunidade de participar das qualificações, a iniciativa representa não só um certificado, mas também o aumento da autoestima e do sentimento de acreditar em si mesmo. “A gente agradece essa oportunidade, nós estamos cumprindo a nossa pena e aprendendo alguma coisa. Nós já construímos aqui, e entendemos que todos aqui são nossos companheiros, que querem nos ajudar”, afirmou um dos custodiados formandos. 

Também participaram do evento o representante do Senar, Marcelo Borges, que anunciou um novo projeto para ser executado na Fazenda, que vai contar com apoio técnico da instituição; representante da Universidade Federal do Tocantins, professor George França; prefeito eleito de Cariri, Tetin; defensor público Magnus Kelly, que representou a Defensoria Pública Estadual; o representante do Poder Judiciário, Diogo Oliveira; o gerente de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto; e, o coordenador de Trabalho da Gerência, Norton Neto e chefes das unidades penais circunvizinhas.

Unidade de Tratamento Penal do Cariri 

Além das entregas realizadas à Fazenda Penal, o secretário Deusiano Amorim também entregou oficialmente uma betoneira, em visita à Unidade de Tratamento Penal do Cariri (UTPC). O equipamento será utilizado pelos custodiados para o preparo do concreto, que é utilizado na construção civil e na fabricação de vasos decorativos, blocos e tijolos de concretos. A betoneira foi entregue por meio de recursos da Senappen. 

O chefe da UTPC, Marcos Porto, agradeceu as parcerias da Seciju e destacou a organização do Sistema Penal. “Nós temos trabalhado de forma organizada e essa parceria é fundamental. Estamos gratos pelo equipamento que vai agilizar o trabalho dos custodiados e contribuir também com a execução de serviços da construção civil aqui da nossa Unidade. São parcerias fundamentais que proporcionam melhorias significativas ao Sistema Penal do Tocantins”, comentou o chefe.

Fonte: Seciju-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Detran/TO e PM intensificam operações de combate ao abuso de bebida alcoólica no trânsito durante a temporada de praia

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e da Polícia Militar...

Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho...