Tocantins - 16/04/2021 - 05:36

Governo do Tocantins fomenta campanhas natalinas para lojistas do Estado

Postado em 02/12/2020

Compartilhe no:

Recursos na ordem de mais de R$ 887,6 mil oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins serão destinados ao fomento das campanhas natalinas realizadas pelos lojistas de várias cidades do Tocantins. O Termo de Fomento nº 01/2020, assinado entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), tem vigência até 31 de janeiro de 2021.

De acordo com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, essa é mais uma iniciativa que visa promover a retomada da economia que foi impactada pela pandemia do novo Coronavírus. “Para frear a propagação do vírus e resguardar vidas, os entes públicos tiveram que tomar medidas que resultaram no fechamento do comércio, e consequentemente, perda de receitas para os empresários. Então, a ideia deste aporte é justamente ajudar o comerciante a ter um atrativo a mais para o consumidor, além dos seus produtos e do preço diferenciado, para que esse consumidor compre do comércio local e a nossa economia volte a girar, gerando emprego e renda”, destaca o Governador.

Conforme explicou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, que consiste num suporte financeiro, oriundo da arrecadação de 0,3% do faturamento das empresas beneficiadas com incentivos fiscais. “Esse fundo é gerido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico [CDE] que, com a anuência do governador Mauro Carlesse, entendeu que nesse processo de pandemia o varejo tocantinense passou por um momento muito difícil, sobretudo de queda de vendas e desemprego. É uma sensibilidade do governador Carlesse no sentido de estar do lado do empresário varejista tocantinense nesse processo de retomada da economia, do crescimento das vendas, e do que mais importa, sobretudo para o CDE que é o restabelecimento do emprego pleno”, ressalta.

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, informou que o recurso será utilizado para aquisição de produtos que serão destinados à premiação das campanhas natalinas em pelo menos 20 cidades tocantinenses. Ao todo serão 38 motocicletas, 102 televisores e 221 bicicletas, que serão sorteadas ao final da campanha.

“Vamos fazer uma campanha natalina para que o cidadão tocantinense procure comprar no comércio local. A ideia é fomentar as pequenas associações comerciais para que o consumidor do interior compre na sua cidade e não pela internet. Que ele aposte no comércio local que é onde gera o emprego na cidade”, pondera, explicando que na prática, a partir de um valor determinado em compras, o cliente terá direito a cupons que serão depositados em urnas e, ao final da campanha, ocorrerá o sorteio dos prêmios.

O presidente da Faciet agradeceu o apoio dado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico. “O Governo do Tocantins vem fazendo um trabalho muito bom ao fomentar a economia, pois a partir do momento em que comércio efetua vendas, faz negócios, automaticamente isso retorna para o Estado em impostos. O Estado arrecada muito mais com esse fomento que ele está fazendo no comércio local das cidades”, conclui.

Compartilhe no:

Relacionados