Tocantins - 28/10/2020 - 11:51

Governo do Tocantins ganha reforço de viaturas e armas para fortalecer sistemas Penitenciário e Prisional

Postado em 19/08/2020

Compartilhe no:

Os sistemas Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins receberam, na manhã do dia, 18, o reforço de mais 110 espingardas calibre 12, 85 pistolas PT-100 e cinco viaturas tipo furgão-cela. Os veículos e os equipamentos foram recebidos no Palácio Araguaia pelo vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e são fruto de doações feitas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante a entrega, o vice-governador, na ocasião representando o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lembrou que a reestruturação do Sistema Penitenciário é um compromisso que tem sido assumido pela Gestão Estadual. “O Governo do Tocantins tem um compromisso com a Segurança Pública. Estamos trabalhando empenhados em aparelhar melhor esta área e fazer com que nossos profissionais possam trabalhar com mais segurança e conforto. Estamos conseguindo e não podemos deixar de agradecer também a quem contribuiu com as doações”, garantiu Wanderlei Barbosa.

As cinco viaturas recebidas pelo Estado são climatizadas e possuem tecnologia de monitoramento por câmera e comunicador interno, com capacidade para transportar até oito pessoas privadas de liberdade, além da equipe de escolta. O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, reforçou que os veículos propiciam melhores condições para o transporte dos presos, contribuindo para a preservação da integridade física e mental de todos os envolvidos. “Estas viaturas atendem a uma solicitação do Governo do Tocantins feita há algum tempo e vão proporcionar mais qualidade de vida, tanto para o servidor como para o preso, oferecendo uma maior segurança à família que está vivendo esta situação”, destacou.

O superintendente de Administração dos sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Orleanes Alves, ressaltou que os policiais penais estão empenhados no trabalho de reestruturação dos sistemas e agradeceu pelo apoio recebido de outras instituições. “O governador Mauro Carlesse determinou, ao nosso secretário [Heber Fidelis], a missão de reestruturar o sistema penitenciário do Tocantins e o secretário confiou, aos servidores de carreira, policiais penais, esta missão. Há mais de dois anos, estamos trabalhando e, hoje, colhemos resultados. As pistolas que recebemos são fruto de uma articulação da Gestão Estadual com a Polícia Rodoviária Federal, a qual a gente agradece pela parceria e pela integração entre as forças policiais”, afirmou.

Já o comandante do Grupo de Intervenção Rápida do Estado do Tocantins (GIR), Cleiton Leite Arantes, que lida com as intervenções em momentos de crise como em casos de motim, rebelião e fuga, destacou que as viaturas vão contribuir para a agilidade e economia durante o transporte. “Nós lidamos com deslocamento em grande efetivo e estes veículos vão nos ajudar bastante, porque ao invés de se utilizar duas viaturas comuns, podemos deslocar apenas uma do tipo furgão, sendo suficiente para suprir a necessidade”, informou.

Compartilhe no:

Relacionados