Governo do Tocantins treina brigadistas florestais estaduais para ações no período das queimadas

por Wenina — 09/06/2022 às 16:36 — em Estado

Aulas de combate às queimadas finalizam a preparação dos 80 candidatos ao cargo para atuação em todas as regiões do Tocantins

Os 80 brigadistas florestais estaduais contratados pelo Governo do Tocantins estão finalizando até esta sexta-feira, 10, o curso preparatório para atuação no combate aos incêndios florestais e queimadas. Cada Companhia de Bombeiros Militar, responsável pela formação, realiza a aula prática aplicando o que as turmas viram na teoria em sala de aula desde o dia 30 de maio.

Quem já foi para o campo pôde usar o que aprendeu sobre a classificação dos incêndios florestais, os métodos de combate, os tipos de aceiros, bem como os tipos de ferramentas e como utilizá-las para debelar as chamas. Algumas Companhias executaram a aula prática nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9.

Na avaliação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, “a contratação da Brigada Estadual, pelo Governo do Tocantins, é um grande esforço na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, pois estes são dois males para a população e o meio ambiente neste período. Com essa quantia de brigadistas, será possível fazer um grande trabalho e ganhar pontos importantes contra o fogo, contra a fumaça, a favor da vida e pela da saúde dos moradores em geral”.

Técnicas de combate

Em Palmas, ficaram 17 brigadistas à disposição, e a aula prática ocorreu nas proximidades do Parque Cesamar, onde o matagal de uma área verde serviu para os derradeiros ajustes das técnicas. No local, a turma começou fazendo o aceiro, que é a abertura de uma espécie de estrada dentro do mato, mas que tem o objetivo de impedir a passagem do fogo de um lado para o outro e, com isso, obter o total controle da situação. No aceiro, toda massa seca é retirada do percurso, impossibilitando que qualquer centelha atravesse e dê continuidade à queimada.

E em seguida, veio o combate do fogo em si, com a aplicação das técnicas de uso de equipamentos como abafador, soprador, bomba costal, enxada, foice e outros. As aulas aos aprovados para compor a Brigada Florestal Estadual ocorreram em cada uma das Companhia de Bombeiro Militar.

“É uma capacitação específica para esse fim, por isso é possível ser feita com certa rapidez, em uma semana apenas. Estes brigadistas atuarão não apenas no combate aos focos, mas também na prevenção, conscientizando proprietários de terras que por vezes se utilizam da queima para preparar o terreno para plantação”, destacou o major Antônio Luiz Soares da Silva, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros, com sede em Palmas.

Na grade de conteúdos do curso, também houve aulas teóricas e práticas em Atendimento Pré-Hospitalar, Fraturas, Imobilizações e Desmaio.

“A brigada de incêndio florestal tem uma soma importante, visto que reforça o efetivo de combate aos incêndios florestais em todo o Estado. E para o 1° Batalhão, esse reforço é empregado nas áreas urbanas e principalmente nas serras de Taquaruçu, do entorno de Palmas, e da serra do Estrondo, em Paraíso, que são bem assistidas e, portanto, preservadas em relação às queimadas”, completou o major Antônio Luiz Soares.

A Contratação

A formação da Brigada Florestal Estadual foi permitida graças à assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Os valores repassados pela Semarh somam R$ 1,3 milhão.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governo do Tocantins investe mais de R$ 185 milhões em obras rodoviárias e amplia integração entre regiões

Intervenções contemplam reconstrução, pavimentação e modernização de rodovias estratégicas, ampliando segurança e...

Naturatins registra mais de 700 visitantes nas Dunas do Jalapão durante feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Equipes da APA do Jalapão e do PEJ atuaram de forma integrada...