Tocantins - 19/05/2024 - 00:15

Folha do Jalapão

Governo do Tocantins zera fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo no Hospital Geral de Palmas

Postado em 16/04/2024

Só no ano de 2023, foram realizados 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular na unidade

Com 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular realizados em 2023, o Hospital Geral de Palmas (HGP) segue com os atendimentos regulares e sem fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo. Em 2024, já foram 180 pacientes atendidos, graças à realização de mutirões promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e com a dedicação dos profissionais do setor de Hemodinâmica, atuantes na unidade hospitalar.

Dentre a população atendida, está a moradora de Palmas, a aposentada Dorinez Benedita Soares, de 62 anos. “Fiz o procedimento recentemente e estou me recuperando bem, tudo tranquilo. Quero agradecer primeiro a Deus e a toda equipe do HGP, pois estão todos de parabéns. Fiz tudo pelo SUS e com um ótimo atendimento desde a consulta até o procedimento. Só tenho gratidão”, declarou.

O médico cardiologista intervencionista, Andrés G. Sánchez, ressaltou que, “o cateterismo cardíaco é realizado com anestesia local, com sedação leve, ou seja, não utiliza anestesia geral. Na primeira hora, após o procedimento, o paciente já pode se alimentar após quatro horas de repouso e o usuário recebe alta médica. É considerada uma intervenção segura, é um procedimento de suma importância para a saúde do paciente cardíaco. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte tanto em âmbito nacional quanto mundial. Por meio dos mutirões, vêm sendo realizados esses procedimentos, zerando a fila”.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Hemodinâmica, Silvana Braga, “no serviço de Hemodinâmica do HGP, são realizados procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, ritmologia, cirurgia endovascular, neurologia e colangiografia endoscópica”.

Sobre o procedimento

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Ele consiste na introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Assim são avaliadas as artérias do coração e possíveis obstruções nas mesmas.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:

Relacionados