Governo e ATM definem data para entrega das novas máquinas aos municípios do TO
Postado em 15/06/2020
No dia 29 de junho, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, virá a Palmas para realizar a entrega oficial das máquinas adquiridas com recursos destinados pela Bancada Federal do TO.
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 15, ficou definido que no próximo dia 29 de junho, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, virá a Palmas para realizar a entrega oficial das 231 máquinas pesadas ao Governo do Tocantins.
A partir desta data, o maquinário será disponibilizado para a prestação de serviços nos 139 municípios. As máquinas foram adquiridas junto ao Governo Federal, através de recursos destinados pela Bancada Federal do Tocantins.
A decisão foi informada em nota conjunta, pelo Governo do Tocantins e pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Com a definição, a ATM informou também que está cancelada a manifestação pacífica prevista para ocorrer nesta terça-feira, 16.
Entenda o caso
A fim de atender à grande demanda dos prefeitos do Tocantins por máquinas, os senadores e deputados federais do estado destinaram, em 2018, R$ 68,7 milhões em emenda parlamentar da bancada para aquisição, via Agência Tocantinense de Transporte e Obras (AGETO), de maquinário diverso.
Em abril deste ano, a maioria dos integrantes da bancada federal do Tocantins (senadores e deputados federais) haviam cobrado do governador Mauro Carlesse transparência no critério de divisão das máquinas.
Além disso, na reunião para definição da entrega, participaram apenas dois parlamentares, o que provocou críticas de outros integrantes da bancada.
Reunião
Participaram da reunião para discutir sobre a programação de entrega das máquinas o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse; o senador Eduardo Gomes (por telefone); o deputado federal Carlos Gaguim; o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (por telefone); o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano.
E ainda, os prefeitos Eduardo Sobrinho, de Piraquê; Genivon Adão, de Silvanópolis; Julio Oliveira, de Augustinópolis; e José Augusto, de Peixe. E ainda, os secretários da Casa Civil, Rolf Vidal; o procurador geral do Estado, Nivair Borges, e o secretário de Assuntos Parlamentares, José Humberto Pereira.