Tocantins - 29/10/2020 - 20:29

Governo lança cartilha que orienta sobre restauração da vegetação nativa no Tocantins

Postado em 23/04/2020

Compartilhe no:

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), disponibiliza de forma on-line a Cartilha de Restauração da Vegetação Nativa e o Manual de Restauração da Vegetação Nativa, que orientam o passo a passo do processo que deve ser observado nos diferentes biomas presentes no Estado.

Conforme destaca a Cartilha, a restauração da vegetação é fundamental para a reconstrução do ecossistema impactado, resgate da biodiversidade, das funções ecológicas e de sua sustentabilidade; observadas as áreas que devem ser protegidas e mantidas ou restauradas com a vegetação nativa na propriedade rural, de acordo com o novo Código Florestal/2012 que trata das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da Reserva Legal (RL).

“O Tocantins é o Estado brasileiro onde o bioma Cerrado permanece mais conservado. Sob recomendação do Governo do Estado, estamos atentos à necessidade de ordenar e planejar a expansão agropecuária, respeitando o zoneamento ecológico-econômico de valorização da vegetação nativa. E assim estabelecer um equilíbrio sustentável em todo nosso território, com biodiversidade e águas protegidas”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

Compartilhe no:

Relacionados