Governo publica lei com novas regras para diagnóstico e atendimento de autistas no TO

por Wenina — 23/07/2022 às 08:24 — em Estado

Texto estabelece diretrizes que o sistema de saúde do Tocantins deverá seguir, mas não trata de ações práticas.

Foi sancionada nesta quinta-feira (21) uma lei estadual que trata sobre políticas públicas para o diagnóstico e atendimento multiprofissional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Tocantins. O texto foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e está valendo.

O texto estabelece que o sistema de saúde prestará atenção integral, mas não há ações práticas descrita. O governo afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realiza atendimentos ao público, mas com a nova norma será possível ampliar a oferta.

Conforme a nova lei, o sistema de saúde do Tocantins deverá atender as seguintes diretrizes:

O texto também diz que o poder público poderá firmar convênio com entidades clínicas e as ações que forem realizadas deverão se basear nas novas diretrizes.

Atendimento

O Tocantins possui Centros Especializados de Reabilitação (CER) em Palmas, Colinas do Tocantins e Araguaína. Os dois primeiros são administrados pela gestão estadual e o último pelo município.

Essas três unidades atendem pessoas com transtorno do espectro autista, ofertando atendimento multiprofissional com psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e profissional de educação física.

“Nossas unidades já ofertam atendimento a essas pessoas, porém iremos ampliar as ações. De forma inicial o primeiro passo é construir a linha do cuidado para o TEA, para isso a gerência de atenção à pessoa com deficiência está organizando uma oficina para construção da mesma”, explicou gerente da área técnica da Pessoa com Deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira.

Esse treinamento deverá ser realizado com representantes de todos os municípios do Tocantins, do Ministério da Saúde (MS), Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

Esperança para um atendimento de qualidade

Rosa Ambrósio de Carvalho, advogada e vice-presidente da Fundação Anjo Azul, que dá apoio a famílias com pessoas com o espectro autista, destacou a importância da lei em âmbito estadual, mesmo havendo legislação na esfera federal, que é a Lei Berenice Piana, que ampara os atendimentos de saúde.

“A comunidade autista recebeu essa lei com muita felicidade, porque a gente sabe que através desse passo dado pelo Governo do Tocantins é sinal que a saúde pública pretende mudar a inclusão, a forma com que se trata o autismo. É de suma importância esse tratamento multiprofissional para o autismo. As famílias recebem essa lei com muita felicidade e com a esperança que ela realmente seja efetivada. A gente sabe que é uma lei que vem trazendo muita esperança, que ela seja regulamentada, que sejam ofertados os serviços de forma ampla e com qualidade”, comentou.

(G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governador Wanderlei lança campanha Maio Amarelo 2026 e autoriza nova etapa de projeto de sinalização viária em 60 municípios

Campanha deste ano reforça a educação no trânsito com foco em segurança,...

Governo do Tocantins investe mais de R$ 185 milhões em obras rodoviárias e amplia integração entre regiões

Intervenções contemplam reconstrução, pavimentação e modernização de rodovias estratégicas, ampliando segurança e...