Tocantins - 23/10/2020 - 18:17

Hospitais estaduais do Tocantins registram queda no número internações por Covid-19

Postado em 06/10/2020

Compartilhe no:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, o vigésimo quinto Relatório Situacional de Enfrentamento à Covid-19. O documento mostra queda nas internações pela enfermidade nas unidades hospitalares administradas pela pasta no mês de setembro. Foram registradas 402 internações por Covid-19 nos hospitais estaduais, número menor que no mês anterior, já que em agosto ocorreram 553 internações, redução de 27%.

Para o gestor da SES, Dr. Edgar Tollini, a queda é significativa “o mês de agosto está sendo considerado o pico da pandemia de Covid-19 no Tocantins, com grandes índices de internações e sobrecarga de atendimentos nas unidades hospitalares, porém conseguimos dar assistência a todos os pacientes que necessitavam. Já o mês setembro aponta a melhora nesses dados, hoje estamos com número relevante de leitos vagos”, afirma.

O Secretário ressalta ainda que a pandemia não acabou os números estão reduzindo, mas as medidas de prevenção devem continuar, “ainda registramos muitos casos novos de pessoas acometidas pela doença, a rede de saúde continuará atenta para possíveis agravamentos dos casos e necessidades de internações, ainda mantemos mais de 400 leitos a disposição da população tocantinense”, afirma.

Desde o início do registro de casos de Covid-19 no Tocantins ocorreram 1.924 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 1.583 (82%) internações em leito clínico e 341 (18%) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os dados sobre a  Covid-19 são monitorados diariamente pelo Integra Saúde, que reúne todas as informações epidemiológicas e hospitalares da pandemia no Estado. Os relatórios são produzidos pelo Grupo de Trabalho no Enfrentamento da Covid-19 da SES e estão disponíveis por meio do link.  

Total de internações no SUS

Somando as internações ocorridas em unidades hospitalares sob gestão estadual com as dos hospitais contratualizados, que possuem leitos ofertados à SES, o Tocantins tem um total de 2.556 internações SUS, sendo 1.853 (72%) em leito clínico e 703 (28%) em leito de UTI. Considerando essas 2.556 internações e com o total de casos em 69.008, significa que a taxa de hospitalização causada pela Covid-19 no SUS está em 3,7%, um valor baixo se comparado aos índices nacionais. (SECOM)

Compartilhe no:

Relacionados