Tocantins - 30/10/2020 - 07:25

Incêndio de grandes proporções atinge plantação de eucalipto em propriedade rural de Novo Acordo

Postado em 01/09/2020

Compartilhe no:

Na manhã dessa segunda-feira (31), as chamas atingiram uma propriedade rural localizada às margens da TO-020 entre Novo Acordo e Aparecida do Rio Negro

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma plantação de eucaliptos em Novo Acordo. Segundo testemunhas, o fogo teve início por volta das 9hs horas desta segunda-feira (31) e se alastrou rapidamente. Cerca de 110 hectares da Fazenda Boa Esperança que fica localizada entre os municípios de Aparecida e Novo Acordo foram atingidos.   

Ao chegar no local os combatentes encontraram a área de plantação de eucaliptos em chamas. Durante todo dia, o forte vento dificultou o trabalho de combate dos brigadistas

De acordo com o diretor de Meio Ambiente do Município, Junior Tocantins, ao ser acionada foi deslocada a equipe Brigadista, que recebeu suporte de mais 3 voluntários do município e produtores de toda a região que ajudaram no combate com carros pipas, tratores e trabalhadores para tentar conter o fogo.

O coordenador dos Brigadistas de Novo Acordo informou ainda que ao chegar no local o fogo já adentrava a mata de eucaliptos e as tentativas de conter o fogo duraram por mais de 12 horas.

Segundo a equipe Brigadista, o incêndio foi iniciado às margens da rodovia e acabou alastrando-se para a propriedade rural atingindo 80% da lavoura de eucalipto, além de pastagem. A equipe atuou no combate direto, utilizando abafadores e aplicando água através de bombas costais, tratores e também caminhões-pipa disponibilizados pelo proprietário das fazendas vizinhas. 

No local foi queimada também uma máquina que prestava serviços na propriedade. O equipamento danificado tem valor aproximado de R$ 700 mil.

A expectativa é que o incêndio tenha sido inteiramente controlado. A ação contou com o suporte de moradores circunvizinhos e equipe municipal. 

Compartilhe no:

Relacionados