Instituto Joaquim e Benjamin leva atendimento especializado a famílias de Novo Acordo

por Jornal Folha do Jalapao — 04/09/2025 às 11:13 — em Cidades, Destaques

Os atendimentos gratuitos beneficiam cerca de 40 famílias com pessoas neurodivergentes

Proporcionar atendimento especializado, aliado a carinho, atenção e cuidado para quem mais precisa, é a missão do Instituto Joaquim e Benjamin, que deu início às suas ações em Novo Acordo. A iniciativa oferece suporte gratuito a mães, pais e familiares de pessoas atípicas e neurodivergentes, promovendo acolhimento e orientação. Sem fins lucrativos, o Instituto conta com a colaboração de profissionais voluntários e parcerias para garantir o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade a tratamentos e acompanhamentos especializados.

A idealizadora do projeto, Elsimara Lima Aguiar, é mãe de pessoa atípica e encontrou na própria vivência o impulso para compartilhar experiências e acolher outras famílias.
Quero expressar minha profunda gratidão a todas as pessoas que acreditaram neste projeto e se dispuseram a contribuir de tantas formas. Aos nossos colaboradores, parceiros, comerciantes, lideranças e amigos, o meu muito obrigado! Cada gesto, cada palavra de apoio e cada contribuição tornaram este dia possível. Mais do que um evento, trata-se de vidas sendo alcançadas e transformadas pela generosidade de muitos. Nosso projeto é o resultado da união de muitos corações movidos por uma mesma causa: cuidar e incluir com amor e consciência“, destacou Elsimara.

O Dia D de atendimentos ocorreu na Chácara Poção do Amor, reunindo uma equipe multidisciplinar de profissionais que ofereceram atendimentos gratuitos e de qualidade à comunidade. Foram disponibilizados serviços em diversas áreas, entre elas: Psicologia, Psicanálise, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Terapia ABA, Neuropsicopedagogia, Musicoterapia, Motricidade, Serviço Social e Assessoria Jurídica. A iniciativa buscou ampliar o acesso a atendimentos essenciais, além de fortalecer a rede de apoio às famílias.

De acordo com a diretora de projetos do Instituto e terapeuta aplicadora ABA, Tallyanah Gianelli de Carvalho Faria, o projeto vai contar com atendimentos principalmente voltados aos mais vulneráveis, mas em breve oferecerá tratamentos particulares com valores simbólicos para os moradores que possuírem essa condição.


O Dia D é um movimento de inclusão, cidadania e esperança. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa atendida se sinta valorizada, respeitada e tenha acesso a recursos que possam melhorar sua qualidade de vida”, afirmou. O evento também proporcionou momentos de escuta, acolhimento e orientação aos familiares e cuidadores, reforçando a missão do Instituto em promover respeito, dignidade e inclusão social.

Além do acolhimento e dos atendimentos especializados, as 40 famílias participantes também receberam cestas básicas, reforçando o compromisso do Instituto em cuidar não apenas da saúde e do bem-estar, mas também das necessidades sociais e alimentares da comunidade atendida.

Parcerias

O Instituto conta com profissionais voluntários, como psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ABA, e parceiros como a Clínica Casulo, vereador Gabriel Castro, Opcon Soluções Contábeis, Aguiar Advocacia e Assessoria Jurídica, Agro Tratores, Elsimara Aguiar e deputada estadual Janad Valcari.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Restaurantes comunitários de Palmas estarão fechados na próxima segunda-feira, 8

Unidades reabrem na terça-feira, 9, com oferta de 4 mil refeições a...

AnaVitória é a atração principal deste sábado, 6, em Taquaruçu

Duo de Araguaína que ganhou o Brasil será a grande atração da...