Tocantins - 17/06/2021 - 02:37

Instituto VÓPE aponta Mateus Coelho com 44% dos votos na frente em Novo Acordo

Postado em 04/11/2020

Compartilhe no:

A corrida eleitoral na cidade de Novo Acordo segue entre três candidatos na disputa pela Prefeitura Municipal. O candidato Mateus Coelho (PSL) está na frente, somando 44%% da intenção de voto entre os eleitores consultados. A avaliação trouxe Professora Deusany (DEM) no segundo lugar da disputa, com 37% das intenções de voto, e em terceiro lugar, Helânio Gomes (PTB) com 7%.

Nesta primeira rodada de pesquisa encomendada pelo Jornal Primeira Página ao Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VÓPE, de Palmas, o candidato Mateus Coelho (PSL) está na frente, somando 44%% da intenção de voto entre os eleitores consultados.

Registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE com o número TO-00027/2020, a avaliação trouxe Professora Deusany (DEM) no segundo lugar da disputa, com 37% das intenções de voto, e em terceiro lugar, Helânio Gomes (PTB) com 7%.

Quanto aos eleitores que declararam ainda estar indecisos, foram 8% dos entrevistados, enquanto 4% irão votar branco/nulo.

A pesquisa realizada em Novo Acordo entrevistou um total de 350 eleitores entre os dias 27 a 29 de outubro. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Cuidados

Para assegurar a saúde dos entrevistadores e dos eleitores pesquisados neste momento de pandemia do novo coronavírus, a realização da pesquisa VÓPE/Primeira Página cumpriu com todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência o mês de agosto de 2020, e o Censo Populacional do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda per capita da população.

A pesquisa foi realizada nos domicílios e áreas públicas urbanas tendo este sido dividido nas seguintes áreas: Setor 1: Região Central, Aeroporto I e II; Setor 2: Setores Cemitério, Ponte Nova; Vila do Holandês e Joaquim Ribeiro.

Confira os números da rejeição

A pesquisa realizada pelo jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VÓPE, apurou também os números da rejeição dos eleitores de Novo Acordo, a qual responderam à pergunta sobre qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum.

Em primeiro lugar na rejeição do eleitorado aparece Professora Deusany (DEM) apontada por 25% dos eleitores da cidade. Em seguida, Mateus Coelho (PSL), com 21% de rejeição, seguido pelo Helânio Gomes que obteve 14%.

Entre aqueles que afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes está 30%, enquanto e branco/nulo foram 5%. Não responderam foi de 5%.

Metodologia

Pesquisa eleitoral quantitativa para apurar a intenção de voto em Novo Acordo, realizada pelo jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa EIRELI – VÓPE. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins -TRE/TO é TO-00027/2020. As entrevistas, no total de 350, foram realizadas entre os dias 27 a 29 de outubro de 2020. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O desenho amostral formulado pelo Estatístico responsável pelo Instituto VÓPE, tem por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da Pesquisa, que compõem o Painel Amostral. O número de entrevistas tem por parâmetro, o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Novo Acordo, informados pelo TRE/TO, no Mês de Setembro de 2020.

A pesquisa foi realizada nos domicílios e áreas públicas urbanas tendo este sido dividido nas seguintes áreas: Setor 1: Região Central, Aeroporto I e II; Setor 2: Setores Cemitério, Ponte Nova; Vila do Holandês e Joaquim Ribeiro. Além da ponderação quanto à divisão geográfica da cidade, a pesquisa foi aplicada com as variáveis relacionadas a sexo, idade, grau de instrução e renda dos eleitores. (Primeira Página)

Compartilhe no:

Relacionados