Irajá anuncia Ivanete Lima na segunda vaga do PSD e Carlesse na suplência do Senado

por Jornal Folha do Jalapao — 08/07/2026 às 08:00 — em Eleições

Anúncio consolida recuo de Carlesse, que passa de pré-candidato a suplente; Irajá reforça aliança histórica com o palanque de Lula no Tocantins

O PSD formalizou, na tarde desta terça-feira, 7, a pré-candidatura ao Senado na chapa majoritária do partido de Ivanete Lima, que foi candidata à vice-prefeita de Palmas na chapa com Júnior Geo (PSDB) nas eleições municipais de 2024, e a indicação do ex-governador Mauro Carlesse (PSD) como suplente na pré-candidatura à reeleição do senador Irajá (PSD). No pronunciamento, ambos deixaram em aberto se Carlesse será o primeiro ou segundo suplente da chapa, que segundo Irajá, também está em articulação com o diretório nacional e estadual para que tenha uma suplência do Partido dos Trabalhadores (PT).

O anúncio oficial da composição da chapa majoritária ocorreu durante coletiva de imprensa realizada no gabinete do senador, em Palmas. A indicação marca um recuo na estratégia inicial de Carlesse, que no início de junho havia desistido de sua própria pré-candidatura ao Senado, em que o  ex-governador justificou a decisão apontando para as novas configurações e arranjos partidários desenhados para o pleito de 2026.

Outro ponto que chamou a atenção foi a ausência do pré-candidato ao governo do Estado, Laurez Moreira, que é presidente estadual do PSD no Tocantins. Questionado sobre a ausência do correligionário e dirigente estadual do partido, o senador afirmou que a decisão sobre a composição de Ivanete na segunda vaga ao senado da chapa majoritária teria vindo do diretório nacional do partido,  a convite do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Já sobre o palanque do Lula em 2026 no estado, Irajá não recuou e afirmou que em sua trajetória de 15 anos na política sempre esteve posicionado aliado ao PT, e que essa posição é parte da sua “coerência na política”.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Gaguim reforça parceria com Vanda Monteiro, compromisso com Palmas e com seu grupo político durante reunião na Capital

O pré-candidato ao Senado e deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil) participou,...

Vicentinho garante R$ 2,5 milhões para ampliação da UBS de Babaçulândia e detalha propostas para a saúde

O pré-candidato ao Governo do Tocantins e deputado federal Vicentinho Júnior anunciou...