Jalapão perde um grande artista: Mauricio Viola de Buriti faleceu neste sábado, 2, vítima da Covid-19


Um dos artistas que levou o amor pela viola de buriti para o mundo, Maurício Ribeiro, 48 anos, não resistiu às complicações da Covid-19 e faleceu neste sábado, deixando o Jalapão, em especial a Comunidade Mumbuca onde vivia, em luto e tristeza profunda.

A cultura tocantinense sofre uma grande perda na tarde deste sábado, 2 de outubro. O artista Maurício Ribeiro, de 48 anos, faleceu por complicações da Covid-19 após ficar internado na UTI, em Palmas. Maurício ficou conhecido por levar do Jalapão para o mundo o amor pela viola de buriti, instrumento fabricado no Jalapão.

O artista difundiu a cultura do Jalapão, em especial da Comunidade Quilombola do Mumbuca, em Mateiros, em todo o Brasil, inclusive por meio de projetos culturais. A viola de buriti foi criada pelo avô de Maurício, seu Antônio. O instrumento era parecido com uma rabeca, precursor do violino. Foi Maurício quem a adaptou para ser tocada como uma viola.

Logo que foi internado a Comunidade Mumbuca organizou um grupo onde todos realizaram campanhas e fortes momentos de oração pelo músico. Além do grande legado na cultura do Jalapão, Maurício deixa a esposa, Josilene Tavares, e os filhos Lívia Victoria, David , Victoria Sofia.

O Jornal Folha do Jalapão sente profundamente a perda do amigo Maurício, que tantas vezes mostramos em nossas páginas e o por tantas vezes nos acolheu. Nossa equipe teve contato com o artista pela última vez na Festa da Colheita do capim-dourado, em setembro. Nos solidarizamos com toda a família e Comunidade Mumbuca.

O governador do Estado, Mauro Carlesse, o prefeito de Mateiros Pastor João Martins e outras autoridades publicaram nota de pesar.

Confira as notas:

Nota de pesar pelo falecimento de Maurício Ribeiro Silva

02/10/2021

Com tristeza fui informado do falecimento de Maurício Ribeiro Silva, neste sábado, 2, vítima de complicações causadas pela covid-19.

Referência na luta social e cultural quilombola, Maurício do Mumbuca deixa um legado de resistência e de luta na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e de seus territórios. Cantor, compositor e poeta, será sempre reconhecido por compartilhar saberes dos povos quilombolas para todas as gerações.

Neste momento de luto, rogo ao nosso bondoso e eterno Deus que conforte e console os corações dos familiares e amigos, que se despedem de Maurício Ribeiro, neste dia.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

**

Nota de pesar

A Energisa lamenta com profundo pesar o falecimento de Maurício Ribeiro, artista tocantinense que sempre levou alegria e admiração por onde passou.

Símbolo marcante do Jalapão, sua música ao som da viola de buriti ficará para sempre em nossos corações.

Expressamos nossas condolências à família, amigos e a todos da comunidade Mumbuca neste momento de dor. A todos, nossos sinceros sentimentos pela perda irreparável desse artista único, que deixa um grande legado.

Energisa Tocantins

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *