Tocantins - 16/05/2021 - 18:17

Janad registra BO e pede apuração sobre as circunstâncias da morte do cantor Nilo Alves

Postado em 15/03/2021

Compartilhe no:

A presidente da Câmara, Janad Valcari (Podemos), registrou Boletim de Ocorrência (BO) na 1ª Delegacia Central de Atendimento da Polícia Civil de Palmas, no dia 13, pedindo a apuração das circunstâncias da morte do jornalista, cantor, compositor e escritor tocantinense Nilo Alves, de 63 anos, na manhã dessa sexta-feira, 12. Ele estava internado na UPA Sul, em Taquaralto, desde a noite de domingo, 7. Relatório médico e depoimentos colhidos por amigos do cantor, que acreditam que houve negligência, levantam dúvidas sobre o que ocorreu na manhã dessa sexta.

No BO, Janad relata que às 10h31, Nilo foi reanimado pela equipe médica, porém, “houve paradas cardiorrespiratórias – PCR, evoluindo à óbito à 10h56″. A vereadora observou que consta do relatório dos médicos plantonistas que “a rede de oxigênio é insuficiente para a quantidade de pacientes internados”. O documento da UPA é assinado pelos médicos Leonardo Lima, José Antônio R. Carvalho, Valnei P.A. e L.H. Freitas.

Num vídeo que gravou em frente à delegacia [assistir ao final], Janad falou que a denúncia que recebeu fala que a morte de Nilo teria ocorrido “por falta de oxigênio e de técnicos realmente intensivistas”.

A presidente da Câmara disse à Polícia ter sido informada por uma profissional de saúde sobre os problemas que a UPA Sul vem enfrentando, o que, afirmou, também vai gerar uma ocorrência policial.

Na quarta-feira, 10, por volta das 15 horas, Janad havia ido à UPA SUL com os vereadores Moisemar Marinho (PDT), Júnior Brasão (PSB), Mauro Lacerda (PSB), Daniel Nascimento (Republicanos) e Márcio Monteiro (PSL). “No local perceberam a insuficiência de oxigênio na unidade, bem como fora solicitado providências à direção para a reposição de cilindros de O2”, afirma o BO.

Procedimento “nas coxas”

Pouco depois da morte de Nilo já começaram a circular. Num deles, amigo do cantor diz ter recebido informações “de uma pessoa” que estava no momento em que o óbito ocorreu. “Relatou para mim que diminuíram, como estão diminuindo… […] falou para mim: o que fizeram hoje, fizeram quarta-feira. Diminuíram a oxigenação dos pacientes que estavam lá porque estão com pouco oxigênio. A saturação do Nilo caiu para 88%, ele não resistiu, entrou em parada cardíaca, entrou em colapso, eles tentaram entubar Nilo, num procedimento nas coxas, feito de qualquer jeito, dentro da UPA, e o resultado: Nilo veio a óbito”, conta o amigo do cantor em áudio que está circulando nas redes sociais.

A seguir a íntegra do relatório médico sobre o caso de Nilo, que também está circulando nas redes e foi a base do BO feito por Janad:

Compartilhe no:

Relacionados