Janad Valcari solicita implementação do programa Biblioteca Itinerante no Tocantins

por Wenina — 30/08/2023 às 10:55 — em Atividade Parlamentar

Com o objetivo de ampliar o acesso à leitura no Estado do Tocantins, promover o acesso à informação, conhecimento e cultura de maneira democrática e inclusiva, a deputada estadual Professora Janad Valcari (PL) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), propondo a implementação do inovador Programa Biblioteca Itinerante.

A proposta visa disseminar o hábito da leitura, estimular habilidades cognitivas e criativas, e contribuir para o desenvolvimento individual e social. Segundo Valcari, as bibliotecas públicas têm desempenhado papel crucial nos municípios, oferecendo acesso a uma ampla gama de livros e materiais informativos. No entanto, a deputada reconhece que há lacunas a serem preenchidas, especialmente nas áreas rurais onde o acesso a bibliotecas é limitado ou inexistente.

A proposta do Programa Biblioteca Itinerante busca abordar essa disparidade, levando a literatura diretamente às comunidades que enfrentam desafios de acesso. “Ao fornecer uma biblioteca móvel, repleta de livros variados e recursos educativos, o programa irá impactar positivamente a vida dos cidadãos tocantinenses, estimulando o desenvolvimento de habilidades, a imaginação e proporcionando momentos enriquecedores de aprendizado”, disse Janad.

A deputada ressalta que o Programa Biblioteca Itinerante não se trata apenas de fornecer acesso a livros, mas também de incentivar a imaginação, o pensamento crítico e a interação com diferentes perspectivas e conhecimentos. Além disso, o impacto positivo da leitura na saúde mental não pode ser subestimado, e a presença de uma biblioteca itinerante pode ser um valioso recurso para comunidades que enfrentam desafios nesse aspecto.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

“Todas as 139 cidades do Tocantins terão espaço no mandato, na campanha e nosso coração”, diz Vicentinho Júnior ao falar sobre formação da chapa

Em encontro com profissionais da comunicação em Araguaína, no norte do Estado,...

Amélio Cayres destaca papel da educação superior em formatura da Adesg

O reconhecimento do papel transformador da educação superior na sociedade foi a...