Tocantins - 29/07/2021 - 22:56

Jovens aparecidenses buscam oportunidades com a realização do Enem

Postado em 25/01/2021

Compartilhe no:

Em Aparecida do Rio Negro, cerca de 50 jovens objetivam novas oportunidades por meio do Enem, que teve sua ultima etapa neste domingo, 24. Os estudantes utilizaram o transporte fornecido pela Prefeitura Municipal para ir à Novo Acordo realizar a prova.

Se superar, enfrentar obstáculos e buscar novas oportunidades. Esses são alguns dos objetivos dos jovens de Aparecida do Rio Negro, que buscam no estudo melhores condições de vida e conhecimentos.

A realização do Enem se tornou um dos fatores ligados a diversos benefícios com a aquisição de boas pontuações, como acesso às faculdades, bolsas de estudos e outros programas que utilizam da prova, como o Sisu, ProUni, e Fiés.

Em Aparecida do Rio Negro, 50 jovens tentaram novas oportunidades com a realização da prova, que aconteceu em duas etapas, nos dias 17 e 24. No ultimo domingo os alunos participaram da segunda prova. Para a realização das provas na Cidade vizinha de Novo Acordo, os jovens contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou dois ônibus para o transporte dos alunos por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

No primeiro dia de prova o prefeito Suzano Lino desejou boa sorte aos alunos. “Os estudos são a fonte de uma vida melhor, e todos vocês estão fazendo o certo em busca de novas oportunidades. Que todos tenham uma boa prova e continuem se dedicando”, disse o gestor. Na saída, a secretária de Educação, Valquires Maciel encaminhou os alunos e explanou seu desejo de boa prova.

Por ser bastante ampla e variada, a prova gera receio e medo nos estudantes. A preparação para a prova é muito importante, apesar de ser desafiadora para quem se dedica. O jovem Pedro Paulo Aires busca entrar na faculdade por meio do Enem, e destacou que o apoio de todo o Município foi fundamental para a realização da prova. “Eu decidi fazer a prova do Enem porque ela é uma prova que vai ajudar muito a alcançar meu sonho, que é fazer medicina, porque é economicamente inviável fazer uma faculdade particular, e o Enem acaba me proporcionando uma chance de conseguir uma bolsa. Eu acho que a o apoio da Prefeitura, no quesito transporte foi muito importante, porque deu todo o apoio possível que podiam dar, visto que se cada um fosse de maneira independente, ia ter um gasto muito maior e com isso a gente não teve gasto nenhum com o transporte em si. Foi tudo gratuito”, disse o jovem.

Adriana Carvalho já é estudante de agronomia, e busca por meio do Enem uma bolsa de estudos para dar continuidade ao curso. Para ela a pandemia foi um dos fatores de tensão.  “Essa é a segunda vez que eu faço o Enem, sempre que fazemos, adquirimos algumas experiências novas, tanto na questão das provas, como também devido a diferença de cenário a qual nós estamos vivendo hoje, devido à pandemia, eu acho que vai ficar marcado, porque não é nada fácil você prestar um Enem nessa situação que estamos vivendo. Eu creio que independente do cenário, das dificuldades, a gente não deve desistir dos nossos sonhos. E temos que agradecer também, porque a nossa região conseguiu realizar a prova, nem todas as pessoas fizeram suas inscrições, conseguiu realizar, justamente devido a questão da pandemia”, comentou.

Já o jovem Glauber Cherom também já é estudante, e cursa enfermagem, e buscou testar os conhecimentos por meio da prova. “A gente ficou muito preocupado com a pandemia, acho que deu uma dificuldade bastante grande. Tem muita gente na saída que estava reclamando disso, sobre a dificuldade, muito complicado. Mas eu gosto de fazer, acho muito interessante fazer a prova do Enem, para a gente calcular a nossa experiência, a nossa vivência na escola”, avalia.

Compartilhe no:

Relacionados