LAGOA: Agricultura Familiar é impulsionada com o apoio da Gestão Municipal

por Wenina — 04/04/2024 às 12:12 — em Cidades, Destaques

O arroz, a mandioca para a farinha, o feijão e outros alimentos são o fruto do serviço prestado pela Gestão Municipal em contribuir com o plantio do pequeno agricultor

O fruto do trabalho árduo, o olhar para o verde ao longe e a garantia de que o arroz estará na mesa neste ano. Os pensamentos do senhor Osvaldo Ursino que já carrega 80 anos de história, são de quem trabalhou na roça a vida toda e está acostumado a viver da labuta no solo. Observar o plantio de arroz, para ele representa mais que o alimento, mas também a implementação da agricultura familiar na região.

“A população também precisa fazer a sua parte, é vantagem para mim, é interesse do lugar a gente mostrar o que a gente produz, o arroz, a melancia. A máquina vem gradear e a gente tem que plantar. Só nesse pedaço já planto há três anos”, comenta o agricultor, que mora em Lagoa há 23 anos e desde que chegou realiza o plantio em sua propriedade anualmente.

Seu Osvaldo é um dos diversos produtores do município de Lagoa do Tocantins que recebe os serviços para o plantio dos alimentos na roça ofertados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, como milho, feijão e mandioca. Ele ressalta que é importante mostrar os resultados do serviço que é realizado de forma conjunta, e que beneficiam toda a comunidade.

A roça de seu Osvaldo fica na Região do Cajá, distante cerca de 10 Km da cidade. O local foi visitado pelo atual secretário municipal de Agricultura, José Antônio, que fez questão de ver de perto o resultado do esforço da Gestão em impulsionar a agricultura familiar. “A gente quase não vê mais o produtor com roça de arroz e é gratificante ver o trabalho desenvolvido, ajudando o pequeno agricultor. A gente fica grato pelo trabalho e em ver produzir, além de ser um incentivo aos demais proprietários, para plantarem mais esses grãos no nosso Município”, pontuou o secretário.

A Secretaria realiza diversos serviços para que este tipo de resultado ocorra, desde o gradeamento das terras, até a disponibilização de transporte. Seu Osvaldo recebeu o serviço em meados de novembro, mas mesmo com o fim do período chuvoso a Secretaria não para. “Estamos no fim das chuvas, mas algumas pessoas ainda estão fazendo o plantio de feijão, além do transporte do material da roça, dos grãos colhidos. Temos também o transporte de lenha e de mandioca para a casa de farinha”, explicou o secretário.

No total, o município conta com seis tratores, sendo cinco para a Secretaria e um para a limpeza urbana. Há ainda a retroescavadeira, usada para a abertura de cacimbas, por exemplo. O secretário comemora o bom resultado da gestão no que se refere à agricultura familiar. “Isso é significativo para nós, o prefeito Leandro, o ex-secretário Ilton Bota, enfim, todos que contribuem para manter o alimento na mesa das pessoas podem ver que em Lagoa os resultados são concretos”, finalizou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...