Tocantins - 29/03/2024 - 06:45

Folha do Jalapão

LAGOA DO TO: Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura realizam 7ª Conferência Municipal

Postado em 20/08/2021

Com objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, diversos profissionais, representantes do poder público e cidadãos se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 20, na XII Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizaram na manhã de sexta-feira, 20, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano foi abordado o tema Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social.

O evento foi aberto com as boas-vindas da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Irene Martins, que declarou aberta a conferência e desejou que todos tivesse um dia proveitoso. A mesa foi composta pela presidente do conselho, Irene Martins, representante do Capim Dourado, Delvani Ribeiro, assistente social, Márcia Costa, diretora da Unidade Escolar, Zelma Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, Urbano Corado, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Elenilsa Castro, prefeito Leandro Soares e representante do Programa Bolsa Família, Delzi Ribeiro.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Elenilsa Castro, ressaltou a importância da participação dos usuários dos Serviços nesse momento de avaliação e definição de prioridades, e se colocou à disposição da comunidade. “Eu e minha equipe daremos o melhor para a atender a população”, disse.

 A presidente do Conselho Municipal, Irene Martins, falou da importância da Política de Assistência Social e destacou a atuação na pandemia. “Estamos abrindo aqui um espaço para que possamos debater juntos, expondo as ideias com vocês. Esse momento é de todos, se sintam à vontade para participar, vocês também fazem parte desse conselho, então vamos fazer o melhor que podemos para estar contribuindo com a gestão do nosso município”, reforçou.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Leandro Soares reforçou o compromisso da gestão em trabalhar para todos e reforçou que os direitos são iguais para todos. “Primeiro lugar eu sou muito grato a Deus por este momento, aqui nessa conferência será tratado assuntos relacionados à desigualdade social, debate de grande importância pois traz mais esperança aos mais humildes que vem lutando incansavelmente por seus direitos. Sabemos da dificuldade que estamos passando nesse período de pandemia, os desafios são muitos, mas vamos continuar trabalhando para que o melhor venha para nossa comunidade. Vale ressaltar que todos tem o mesmo direito e é para reforçar esse direito que estamos aqui”, disse o prefeito.

Ao longo da programação, o tema Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social foi amplamente debatido pelos participantes. Por fim, após a explanação de sugestões e propostas apresentadas por cada eixo, foram eleitos os delegados para Conferência Estadual, sendo três representantes da sociedade civil e um governamental:

Presidente do Conselho Social, Irene Martins, delegados e suplentes eleitos

Delegado do Governo: vereador José Profirio Seixas; Suplente: Luana Barbosa; Delegada Municipal e Sociedade Civil: Jordana Maria; Suplente: Delvani Ribeiro.

A reunião foi um momento importante, pois os participantes puderam debater e obter esclarecimentos, de modo a desenvolver ideias que contribuam positivamente para o aperfeiçoamento da Política Pública, no âmbito da Assistência Social.

A palestrante do evento, Marcia Costa, especialista na área de Assistência Social, explanou sobre os temas abordados, assim promovendo um melhor entendimento do assunto a todos os presentes. A conferência constitui-se em instância máxima de participação do governo e sociedade civil, ou seja, é o momento que todos podem avaliar e deliberar diretrizes para aperfeiçoamento dos serviços em questão.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Irene Martins, explica que o evento foi fundamental para a formulação de proposições que combatem à desigualdade social. “A realização desta conferência reafirma o direito à participação social e o lugar da sociedade civil na gestão democrática e no controle social. A proposições elaboradas irão definir os rumos da assistência social dos próximos anos em nosso município”, destacou a presidente.

A secretária de Assistência Social, Elenilsa Castro, avaliou positivamente as propostas apresentadas. “A conferência foi muito positiva devido às propostas apresentadas pelos eixos envolvidos, que tem a ver com assistencialismo, direito social, proteção social e a parceria que podemos manter junto as famílias. Esse debate de propostas gerará frutos para a política de assistência social em nosso município”, conclui Elenilsa.

Compartilhe no:

Relacionados