Tocantins - 28/02/2021 - 03:47

Lagoa do TO inicia vacinação contra Covid-19 nos profissionais da Saúde

Postado em 22/01/2021

Compartilhe no:

23 servidores da Saúde que atuam diretamente com os casos foram os primeiros a receberem as doses. A vacinação foi iniciada na Unidade de Saúde “Esperidião Rezende da Glória”, com a presença do prefeito Leandro Soares.

A Prefeitura Municipal de Lagoa do Tocantins realizou na tarde desta quinta-feira, 21, a vacinação dos 23 profissionais da saúde que foram os primeiros a receberem as doses da vacina contra a Covid-19. As aplicações foram feitas na Unidade de Saúde “Esperidião Rezende da Glória” com a presença do prefeito Leandro Soares e parte da equipe da Saúde.

Lagoa do Tocantins conta atualmente com 72 casos confirmados desde o início da pandemia. Apesar dos quatro óbitos confirmados, o Município zerou o número de casos da doença, não tendo nenhum caso ativo no momento.

Os cinco primeiros profissionais vacinados foram o enfermeiro Marques Santana, o médico Jandevânio Barbosa, a técnica de enfermagem Iolete Ribeiro, a odontóloga Amanda Fonseca e o motorista Urbano Corado. Todos trabalham diretamente com os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Município.

Atentamente, o prefeito Leandro Soares acompanhou os profissionais serem vacinados e não escondeu a alegria do início da vacinação. “Hoje não é um dia de alegria só para Lagoa. O Brasil inteiro comemora esse momento, que não é só meu, mas de todos. A saúde está chegando ao nosso município. A todos os nossos profissionais de saúde que trabalham incansavelmente, o meu muito obrigado”, ressaltou.

Segundo o prefeito Leandro, o começo da vacinação contra a covid-19 é uma grande conquista na luta contra a pandemia do novo coronavírus no Município. Leandro finalizou seus agradecimentos pedindo à população que mantivesse a paciência, pois todos serão vacinados. “Hoje foi dado só o pontapé inicial, foram 23 doses, estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Peço a todos que continuem se prevenindo, vamos juntos vencer essa pandemia”, reforçou o prefeito.

O secretário de saúde do Município, Mauro Rogério, falou das constantes lutas que foram realizadas no combate ao vírus no Município. “Não está sendo fácil para ninguém enfrentar essa pandemia, mas esse início da vacinação hoje, representa uma enorme esperança. Muitas vidas serão protegidas não só em Lagoa, mas em todo o país”, destacou.

Mauro ainda relatou a participação da equipe da Saúde nas ações e agradeceu a todos pela dedicação. “Aqui hoje estamos iniciando a campanha, vacinando 23 profissionais de saúde, acreditamos que em breve estará chegando a segunda remessa da vacina”. 

Ao fazer suas pontuações, o secretário leu os nomes dos profissionais que recebem as vacinas e pediu que toda a comunidade continue mantendo todos os cuidados para evitar a contaminação, falou sobre a importância do momento para os profissionais de saúde e agradeceu sua equipe pela dedicação nos trabalhos prestados na comunidade.

Vacinação

O primeiro a ser vacinado no Município foi Marques Santana, de 34 anos. O enfermeiro atua na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia. “Hoje é um momento muito importante, pelo qual todos nós aguardávamos. A emoção de estar sendo vacinado é grande. Se falar que dói, eu digo que não. Essa vacina vai ser muito eficaz. É uma esperança que se abre para a gente se imunizar tanto individualmente, como coletivamente”, relatou o enfermeiro após ser vacinado.

O segundo vacinado foi Jandevânio Barbosa, de 54 anos. O médico atua na unidade e é um dos responsáveis pelo combate à doença. “Agora a gente fica mais tranquilo. Podemos realizar um atendimento mais humano nas pessoas, mais de perto. Eu fico feliz pela segurança de poder continuar trabalhando. Estamos na linha de frente no combate à pandemia. Acredito que logo vamos voltar a trabalhar com total segurança. A gente sabe que não vai ser controlado de imediato, mas estamos no caminho para isso”, comentou.

A técnica em enfermagem Iolete Ribeiro, de 32 anos, também recebeu a dose. “Esse era um momento muito esperado por todos, e depois do sofrimento todo que passamos a vacina agora está enchendo nossos corações de esperança novamente para viver dias melhores”.

A odontóloga Amanda Fonseca, de 26 anos foi a quarta profissional que recebeu a vacina. “O sentimento é de gratidão, alegria em ver que a vacina chegou. Foram meses de muitas expectativas para o mundo todo. Estou agradecida por ser uma das profissionais a ser imunizada nessa primeira fase”.

O motorista Urbano Corado também não escondeu sua alegria em receber a primeira dose da vacina. “Para gente como motorista, é um momento de felicidade. Não só para mim, mas para todos os colegas por estarem recebendo a vacina. A gente sofreu muito. Foram centenas de vezes que eu tinha receio de chegar em casa e poder abraçar minha família. Tinha o medo de contaminá-la. Mas graças a Deus, hoje a gente comemora essa conquista”, finalizou.

A vacinação ocorreu nesta primeira etapa nos profissionais da saúde:

  1. Marques Alves Santana
  2. Iolete Ribeiro
  3. Cirleia Barreto
  4. Lucivania Batista
  5. Helena Pereira
  6. Ruth Aires
  7. Magna Matos
  8. Ileana Aires
  9. Eldina Pereira
  10. Maria Alderina
  11. Idelucia Fernandes
  12. Jandevanio Barbosa
  13. Delzelina Fernandes
  14. Cleonice Vieira
  15. Izabel Nunes
  16. Géssica Nogueira
  17. Elizangela Cristina
  18. Hilário Ribeiro
  19. Amanda Fonseca
  20. Urbano Corado
  21. Raimundo Rodrigues
  22. Ricardo Azevedo
  23. Ildomar Alves

Compartilhe no:

Relacionados