Tocantins - 25/07/2021 - 09:44

LAGOA DO TO: Leandro Soares, o mais jovem prefeito do Jalapão

Postado em 25/01/2021

Compartilhe no:

Leandro Soares é o prefeito mais jovem do Jalapão, seu currículo apresenta uma trajetória de vida composta de exemplos de humildade, e respeito ao próximo, onde a responsabilidade já batia em sua porta desde os oito anos de idade. O novo prefeito contou ao Folha do Jalapão parte de sua história e de como pretende administrar Lagoa do Tocantins.

A pacata cidade de Lagoa do Tocantins, que fica a 115 km da capital Palmas, é administrada por Leandro Soares, o pequeno empresário que se tornou prefeito em 90 dias. O Leandro jogador de futebol, o comerciante pioneiro, o filho de seu Sabino Soares (em-memória), o menino que nasceu em berços pobres, se tornou o prefeito mais jovem do Jalapão em 1º de janeiro de 2021.

Como prefeito mais jovem da Região, e assumindo mais uma responsabilidade, o novo gestor destacou também como assumiu o Município e como inicia a gestão como prefeito. Lagoa do Tocantins tem hoje um prefeito jovem, mas com vasta experiência no ramo empresarial.

Leandro Soares, 33 anos, é casado com Elenilsa Siqueira Castro e pai da pequena Cecília Siqueira Soares. O novo gestor já faz parte de mais um capítulo inédito da história de Lagoa do Tocantins. Seu ingresso na vida política não foi uma decisão tomada à base de sonhos. A mudança radical em sua vida foi uma decisão tomada pelo atual prefeito para gerar novas chances às pessoas que nunca tiveram oportunidades em seu Município. “Eu virei prefeito para ajudar as pessoas que por muitas vezes sentem o que eu já senti ao ser excluído pela sociedade. Gerar igualdade social me fez aceitar o convite para disputar uma eleição”, ressalta Leandro ao ser questionado sobre o motivo que o levou a ingressar na vida pública.

O Leandro que nasceu em Lagoa vem de uma família humilde, que desde criança lutou junto ao seu pai para ganhar o sustento. “Desde os oito anos eu já tinha a responsabilidade de cuidar de um bar, que depois passou a ser uma pequena loja de roupas, e anos depois de muito mascatear pelos municípios vizinhos, se tornou um pequeno comércio de gêneros alimentícios. A gente era de tudo um pouco: supermercado, atacadista, varejista. Foram anos de muito trabalho até que um dia montamos o segundo posto de combustível em Lagoa”, conta.

Com emoção estampada em seu rosto, que ainda traz as marcas do sofrimento da infância, o prefeito resume que viu Lagoa crescer desde a primeira rua, assim como seus primeiros moradores chegarem. “Posso dizer que sou pioneiro, que tenho princípios lagoenses e me orgulho muito de tudo isso. Aqui eu virei também o Leandro do esporte, que gosta de jogar, e com isso pude contribuir muito com o esporte de Lagoa”, descreve Leandro.

Sem direito a crescer com as regalias de um adolescente de família de posses, desde criança Leandro já assumia, ao lado do pai, muitas responsabilidades. “Eu me lembro que desde muito cedo, meu pai delegou muitas responsabilidades. Eu e meus irmãos, a nossa irmandade toda tivemos que trabalhar muito, isso nos trouxe o que temos hoje. Naquela época a gente trabalhava de mascate, vendia roupas nessa nossa região de Jalapão toda. Sou grato por tudo que meus pais me ensinaram”, reforça Leandro.

O prefeito

Jornal: Ao assumir o mandato e montar sua equipe, qual foi a palavra de ordem?

Leandro: Primeiro eu dei autonomia a todos. Depois eu pedi muito empenho, comprometimento com a gestão, porque acredito que quando há responsabilidade, todos acertam. Quero ter ao meu lado uma equipe comprometida e humilde, porque vamos trabalhar para as pessoas. Quero fazer uma gestão com transparência para o nosso povo.

Jornal: Como o senhor recebeu o Município?

Leandro: Acredito que Lagoa foi a cidade mais organizada que um gestor assumiu nessa região. Hoje não podemos dizer que não há algum problema, porque todos os municípios têm. Encontramos uma frota pronta para trabalhar. Peguei as contas públicas equilibradas. Encontrei uma Prefeitura organizada. O INSS quitado, Prefeitura sem nenhuma pendência. Acredito que Lagoa é a cidade mais organizada da região do Jalapão.

Jornal: Suceder o ex-prefeito Nonato é um desafio para o senhor?

Leandro: Nonato foi um prefeito de grandes obras, prefeito humilde, que já vem de seu terceiro ou quarto mandato. Eu costumo dizer que suceder o Nonato é uma das missões mais difíceis para um gestor. Mas isso me motiva a dar continuidade ao trabalho em nosso município. Isso é uma das motivações mais fortes que tenho. Acredito que com muito trabalho, com muito empenho, podemos fazer uma gestão igual ou até melhor, e que amanhã a população irá falar que teve um prefeito jovem, que esteve nas ruas com o povo, que não fechou a porta do seu gabinete para a população.  Eu estarei presente na zona rural, na zona urbana, serei um prefeito participativo.

Jornal: O que a população de Lagoa pode esperar do senhor?

Leandro: A população de Lagoa pode esperar de mim muito empenho, um prefeito comprometido com a cidade, um homem humilde, que aprendeu a respeitar as pessoas desde quando nasceu, que não vai se cansar de buscar recursos, uma pessoa que entrou na vida política para fazer a diferença.

Jornal: De onde vem o maior incentivo para realizar um bom trabalho para Lagoa?

Leandro: A minha família é a minha maior motivadora. Foi a minha família que me preparou para ser o que sou hoje. Ser o prefeito de minha cidade é um momento muito especial em minha vida. Eu serei um prefeito presente na comunidade, mas também estarei presente em minha família, saberei administrar minha presença, sei que a mudança é muito grande, mas não quero perder meus laços familiares, quero poder retribuir todo o carinho que tive durante todo esse tempo.

Jornal: Quais serão suas prioridades durante a gestão?

Leandro: Um de meus principais compromissos de campanha é o olhar voltado para a agricultura e o pequeno produtor. Como vim de família que também precisou da roça, sei na pele o que é necessitar de ajuda, principalmente do poder público. Então terei essa preocupação constante com os nossos produtores rurais. Também darei prioridade absoluta à saúde, que já vinha andando bem e queremos melhorar ainda mais, com toda assistência que o povo lagoense precisa. A juventude também terá mais oportunidades em nossa Administração, com políticas públicas para o esporte, lazer e capacitação profissional.

Jornal: Agradecimentos

Leandro: Sou eternamente grato ao ex-prefeito Nonato. Quero agradecer a todos que acreditaram em mim, quem caminhou e caminha comigo até hoje. Ao povo de Lagoa o meu muito obrigado. A Câmara de Vereadores, eu peço outra vez peço que caminhemos juntos, vamos trabalhar juntos. Quero finalizar dizendo a todos que o Leandro vai honrar todos os votos que foram depositados nele. Que o Leandro vai ser prefeito para todos, não só apenas para as 1.524 pessoas que votaram em nós. Eu amo Lagoa e vou trabalhar para todos.

Compartilhe no:

Relacionados