LAGOA DO TO: Saúde Municipal promove Pedal Rosa que reforça prevenção ao câncer de mama

por Wenina — 26/10/2022 às 21:57 — em Cidades, Destaques

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou um dia especial de atendimentos para as mulheres de Lagoa do Tocantins. Uma mobilização com o público feminino aliou o pedal e a caminhada aos alertas da importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

A Campanha Outubro Rosa em Lagoa do Tocantins ganhou força nesta quarta-feira, 26, com a realização do Pedal Rosa, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde para mobilizar mulheres em torno da prevenção. O enfoque da equipe de Saúde foi em alertar o público feminino para a realização de exames preventivos que busquem detectar precocemente o câncer de mama e do colo uterino.

Além de palestra, pedal e caminhada, houve atendimentos especializados e exames disponíveis durante todo o dia na Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória. Vestidas de rosa e esbanjando amor próprio, as lagoenses compareceram bem cedo à UBS, o ponto de partida para a pedalada.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, reforçou que a ação se faz necessária, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de a paciente enfrentar e vencer a batalha contra estas doenças. “Para isso, é importante a adesão da população e nós programamos estas atividades para chamar a atenção da população”, ressaltou.

Programação


As ciclistas realizaram o percurso na Avenida Rio Vermelho acompanhadas pela equipe de saúde e carro de som, em que foram emitidos alertas a toda a comunidade para a importância da prevenção e cuidados com a saúde feminina.


As mensagens foram enunciadas pela psicóloga Géssika Calai e pelo enfermeiro Feliciano Sousa, que no retorno à UBS, falou às mulheres sobre a importância do cuidado. “É preciso conhecer o próprio corpo, fazer o autoexame, procurar os serviços de saúde e observar sinais com relação ao câncer. Os serviços da Secretaria Municipal de Saúde estão abertos para que as mulheres possam ter esse acesso continuamente. Essa é uma ação que realmente traz o despertar e a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas para a antecipação de qualquer tipo de problema”, comentou Feliciano.

As mulheres prestigiaram um lanche reforçado para repor as energias, com uma variedade de frutas. Em seguida houve uma palestra ministrada pela médica Drª Carla Ozileila, em que foi abordada a importância da prevenção e as participantes puderam tirar dúvidas, fazer perguntas e questionamentos.

A equipe da Assistência Social do município também esteve presente. A primeira-dama Elenilsa Cirqueira fez questão de pedalar e mostrar a importância do autocuidado. “Gostei muito da iniciativa que reforça que nós, mulheres, devemos nos cuidar, nos amar e fazer os exames de rotina, pois sem saúde nós não somos nada”, frisou.

Atendimentos


Durante todo o dia a Saúde ofertou atendimentos voltados para as mulheres, com a realização de consultas com ginecologista. No total 50 mulheres receberam o atendimento, entre ultrassonografia de mama e endovaginal, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatites B e C, além de coletas de exames preventivos para o rastreamento do câncer de colo uterino.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte

No dia 12 de agosto foram distribuídas duas mil mudas na região...

Prefeitura de Palmas incentiva aleitamento materno com palestras gratuitas em unidades de saúde

Para incentivar gestantes e puérperas a amamentar bebês até, pelo menos, os...