LAGOA: Escola Municipal recebe Projeto Conexão Social, que colabora com o comportamento dos estudantes

por Wenina — 03/05/2024 às 10:38 — em Cidades, Destaques

O Laboratório de Habilidades Sociais possibilita reflexões e abordagens quanto ao Bullying, além de outros tipos de agressões, e ainda ressalta outras habilidades

A Escola Municipal Delci Ribeiro Barros, em Lagoa do Tocantins, está recebendo um projeto dinâmico e interativo, denominado Conexão Social, que proporciona uma diversidade de valores e comportamentos aos estudantes. A intervenção baseada no Laboratório de Habilidades Sociais, é voltada para alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de promover o desenvolvimento de um repertório de comportamentos mais saudáveis entre os alunos, em resposta às principais preocupações da escola relacionadas a problemas de comportamento, comunicação e interação entre os pares e professores, os quais impactam no processo de aprendizagem.

O projeto é conduzido pela psicóloga Jéssika Calai e contou com um total de 165 alunos que foram divididos em 16 grupos com 10 alunos, que passaram por quatro ciclos. As temáticas abordaram psicoeducação, habilidades sociais simples e inteligência emocional. Para a profissional, os resultados indicam que as atividades proporcionaram aos participantes algumas mudanças positivas de comportamento, incluindo o estabelecimento de regras organizadas pelos próprios alunos para promover uma convivência harmoniosa, e o aprimoramento de habilidades sociais desenvolvidas ao longo das atividades.

“A Educação Socioemocional promove o desenvolvimento intencional da inteligência emocional e das habilidades sociais como comunicação, pró-atividade, perseverança, criatividade, e pensamento crítico, auxiliando os alunos a ampliar a compreensão de si, sua capacidade de se relacionar com outras pessoas, tomar decisões”, explicou Jéssika.

A coordenadora escolar, Rejane Vieira, disse que a ação foi empolgante para os alunos. “Mesmo sendo só o primeiro ciclo do 1° laboratório a ser realizado na nossa escola , percebeu-se que os estudantes ficaram super empolgados e compromissados com os horários dos encontros, que vai fazer grande diferença na vida desses alunos, pois irão conectar e interagir com as pessoas ao seu redor sabendo expressar seus sentimentos e opiniões”, comentou.

Entre as habilidades básicas trabalhadas estiveram atos como escutar, iniciar uma conversa, formular perguntas, agradecer, apresentar-se, apresentar outras pessoas, e, fazer um elogio.

Para a psicóloga Jéssika, a iniciativa rendeu resultados positivos. “Aprendemos sobre os comportamentos agressivos, comportamentos passivos, e os comportamentos assertivos. Falamos sobre o Bullying e suas consequências e foram trabalhadas técnicas para melhor entender as emoções e estratégias para lidar com a ansiedade. Todos os alunos se empenharam e me sinto feliz e grata por tudo que construímos nesse laboratório”, acrescentou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...