Lei municipal garante vagas exclusivas para pessoas com TEA em Palmas

por Wenina — 03/04/2025 às 00:00 — em Cidades

No dia Mundial da Conscientização do Autismo, Prefeitura de Palmas reforça a importância da acessibilidade

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2, a Prefeitura de Palmas destacou a importância da acessibilidade no trânsito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A legislação municipal garante a esse público direitos específicos, como o uso de vagas reservadas para pessoas com deficiência (PNE) em estacionamentos públicos e privados.

A Lei Municipal nº 2.867/2023 assegura que pessoas com TEA possam utilizar essas vagas, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão. Além disso, a Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo, reconhece esses indivíduos como pessoas com deficiência, garantindo benefícios como isenção de impostos na compra de veículos adaptados e atendimento prioritário em transportes e serviços públicos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob) é responsável pela fiscalização do cumprimento da lei, garantindo que as vagas sejam respeitadas e devidamente sinalizadas. A pasta reforça que o respeito a esses espaços não deve ser visto apenas como uma obrigação legal, mas como um ato de cidadania.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tenda das Mulheres leva informação às participantes do 10º Capital da Fé

Muitas mulheres compareceram ao estande da Tenda das Mulheres, na noite deste...

Luciano Camargo no 10º Capital da Fé e Jefferson Moraes no CarnaPraça agitam Palmas

O domingo de Carnaval em Palmas oferece opções para todos os públicos,...