Lideranças Femininas do Jalapão participam do 1º Encontro de Primeiras-damas do Estado

por Wenina — 12/03/2025 às 14:58 — em Cidades, Destaques

A prefeita de Santa Tereza, Eliene Batista, se destacou ao participar de uma roda de conversa com a primeira-dama do Estado, Karynne Sotero. Também marcaram presença as primeiras-damas, vereadoras e secretárias municipais de Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, São Félix, Lagoa, Santa Tereza e Rio Sono.

As mulheres inseridas no âmbito das gestões municipais e estaduais do Tocantins tiveram nesta terça-feira, 11, a oportunidade de participar de um evento inédito: o 1º Encontro de Primeiras-damas e Lideranças Femininas do Tocantins, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

O evento faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março. A programação incluiu palestras, rodas de conversa e debates. As mulheres que integram as gestões municipais do Jalapão fizeram questão de estar presentes, como prefeitas, vereadoras e secretárias. Entre as participantes, estiveram: as prefeitas de Rio Sono e Santa Tereza, Valdéia Martins e Eliene Batista, respectivamente.

Entre as primeiras-damas, participaram as de Aparecida do Rio Negro, Ana Cláudia; Novo Acordo, Lúcia Vidal; Lagoa do TO, Elenilsa Cerqueira; São de São Félix, Imelda Rodrigues Xavier. Vereadoras, secretárias e diretoras também integraram as equipes dos municípios.

Roda de Conversa

Na ocasião foi realizada uma roda de conversa, com o tema Mulheres à Frente: os desafios e as oportunidades de gerir uma cidade. Prefeitas de diferentes regiões do Tocantins debateram as conquistas e os desafios da gestão municipal, entre elas a prefeita de Santa Tereza, Eliene Batista. A gestora respondeu ao questionamento da primeira-dama Karynne Sotero, em relação ao fato de ser a primeira prefeita eleita em Santa Tereza.

“Ser a primeira mulher prefeita de Santa Tereza foi um desafio muito grande, porque eu não estudei política, não fui vereadora e nem primeira-dama. Fui professora e meu esposo vereador, eu tinha um serviço social dentro da minha casa. Mas o maior desafio é o machismo, e isso é real, houve essa rejeição dos homens. Mas estamos mostrando que somos capazes, assim como os homens, de governar com sabedoria e responsabilidade, e até mesmo de forma técnica”, afirmou Eliene.

As demais líderes dos municípios elogiaram a iniciativa do Governo Estadual e pontuaram que o encontro foi importante para o engajamento das mulheres.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Jornalistas são homenageados em manhã de lazer na Praia do Funil, em Miracema

Profissionais da comunicação participaram de ação promovida pelo Sicredi, com foco em...

Santa Tereza do Tocantins recebe edição especial do projeto Vida de Mulher com ampla participação da comunidade

Projeto Vida de Mulher ofereceu atendimentos gratuitos, oficinas e palestras para fortalecer...