Tocantins - 06/07/2022 - 00:26

Folha do Jalapão

MAIO LARANJA: Semana de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada em Aparecida

Postado em 18/05/2022

As ações foram realizadas com orientações em prol do respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação dos direitos das crianças e adolescentes

A Prefeitura de Aparecida do Rio Negro realizou uma série de ações da campanha Maio Laranja. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para eventuais situações de ameaça ou de violação dos direitos das crianças e adolescentes. No Município, a idealizadora da campanha é a Secretaria Municipal de Assistência Social.

As ações foram iniciadas na segunda-feira, 16, onde as mobilizações se estenderam às escolas do Município, para reforçar a importância de combater a exploração e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Já nesta quarta-feira, 18, logo cedo, a equipe da Assistência Social e servidores da Prefeitura e das entidades parceiras realizaram blitzen educativas nas ruas da cidade, passando em frente ao Paço Municipal/Praça da Bíblia e Praça José Eurico Costa. Faixas deixam os alertas para a população.

Primeira-dama Luisinha Marques

A comunidade pôde ver de perto o empenho das equipes em abordar o assunto. “Hoje, neste dia D do Combate ao Abuso Sexual, saímos as ruas de mãos dadas. Estamos no combate para que as crianças aprendam a se defender e reforçamos o pedido para que todos nos ajudem contra esse tipo de crime que muitas vezes acontece silenciosamente”, explicou a primeira-dama Luisinha Carvalho.

Participação

As escolas municipais e estadual receberam a equipe no dia 16 e 17, para apresentações e debates com os alunos. Durante a mobilização, o psicólogo da Educação do munícipio, Neilson Borges, explicou sobre data, 18 de maio, escolhida como o Dia de Mobilização Contra a Violência Sexual e alertou aos alunos a importância do tema. “É de extrema relevância o cuidado e a atenção com o assunto. Estamos aqui para acolher e dar a voz a todos que precisem”, disse.

Parceiros

Foram apoiadoras na campanha o vice-prefeito Assis Coutinho, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esporte, a Secretaria Saúde, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

A técnica de referência do CREAS, Fernanda Messias, pontuou os órgãos parceiros para receber as denúncias de forma segura e protegida.  A psicóloga do CRAS, Valéria Brito, ressaltou que a discussão precisa ser feita em conjunto com toda a sociedade. “Levantaremos ainda mais alto a bandeira que defendemos todos os dias na busca de abrir espaços na sociedade para dar visibilidade ao assunto”, reforçou.

“Foi um momento muito positivo. A parceria entre todas as secretarias enriqueceu demais a nossa campanha, e eu quero colocar a minha palavra de gratidão a todos, pelo envolvimento, todos foram excelentes. Eu quero parabenizar toda equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, em especial ao CRAS, por terem juntos construídos o projeto, agradecer ao Prefeito Suzano Marques que deu total liberdade e apoio para nós projetarmos”, ressaltou a secretária responsável, Luisinha.

Compartilhe no:

Relacionados