Tocantins - 25/07/2021 - 09:15

MATEIROS: Assistência Social e entidades do Município realizam Projeto Faça Bonito

Postado em 19/05/2021

Compartilhe no:

  

A abertura das ações de reflexão para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorreu nesta terça, 18, com uma passeata pelas ruas da Cidade. Diversas secretarias são parceiras na execução das ações que são alusivas ao Maio Laranja.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta terça-feira, 18, foi também o dia de abertura das ações a serem desenvolvidas pelo Município de Mateiros. Para iniciar as atividades, uma passeata foi realizada pelas ruas e avenidas da Cidade.

No Município, a idealizadora da campanha é a Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Administração, Educação, Saúde, e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), além do Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

“Foi um momento muito positivo, até mais do que eu imaginei. A parceria entre todas as secretarias enriqueceu demais a nossa abertura, e eu quero colocar a minha palavra de gratidão a todos, pelo envolvimento, todos foram excelentes. Eu quero parabenizar toda Equipe da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, em especial ao Cras, por terem juntos construídos o projeto, agradecer ao Prefeito Pastor João que deu total liberdade e apoio para nós projetarmos”, ressaltou a secretária responsável, Mariene Tavares.

A caminhada de conscientização saiu da Praça das Cachamorras, e foi encerrada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os servidores passaram pelas ruas da Cidade com faixas ruas enfeitadas com girassóis confeccionados pela equipe, com carro de som, alertando a população para o debate e as denúncias de exploração de crianças e adolescentes.

O prefeito João Martins acompanhou o momento. “Damos total apoio a este lindo projeto, porque cuidar das crianças é o nosso dever, tratar com carinho e respeito a inocência de cada uma, e assim abordar este assunto em todas as famílias de nosso Município”, disse o gestor.

De acordo com a secretária Mariene, “o evento foi uma abertura do projeto, que vai ser estendido a todas as escolas da zona rural, todas as unidades, com a mesma quantidade de pessoas e entidades juntas, vamos estar apresentando o projeto e conscientizando as pessoas” concluiu.

As próximas ações serão realizadas até o mês de agosto, com rodas de conversas com professores, e apresentação de fantoche ou teatro com as crianças das comunidades rurais.

A coordenadora do Cras, Jussara Farias, enfatizou que “o Projeto é uma Campanha do Maio Laranja, que vem nos conscientizar sobre a importância de denunciar estes casos de abuso, que às vezes acontecem em famílias que nem imaginamos. É um assunto amplo, complexo, que tem que ser abordado também junto     às crianças”, disse a coordenadora.

Projeto Faça Bonito

A campanha é uma oportunidade para debater a violência sexual de crianças e adolescentes, promovendo ações de orientação, apoio a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou de violação de direito.

O dia foi escolhido, pois em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada, e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A temática Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes, convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Para além da data, a campanha com os dizeres “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra Crianças e Adolescentes.

Compartilhe no:

Relacionados