Mateiros chora ao perder primeira vida para a covid-19: Gestão alerta para população buscar a vacina

por Wenina — 04/10/2021 às 11:36 — em Cidades, Destaques

Após quase dois anos de pandemia, o Município de Mateiros teve sua primeira morte nesta semana, o que causou grande comoção e tristeza profunda, em especial à Comunidade Mumbuca, que perdeu o amado Maurício Viola de Buriti. O prefeito Pastor João Martins apela à população que busque a vacinação e continue com os cuidados de prevenção.

Mateiros começa esta segunda-feira, 4, com profundo sentimento de pesar, tristeza e dor. A Cidade perdeu o primeiro morador para o coronavírus após quase dois anos de pandemia. A morte do músico Maurício Ribeiro, de 48 anos, foi um choque para a população, em especial da Comunidade Quilombola do Mumbuca, onde ele morava.

Viola de Buriti foi enterrada junto com Maurício como homenagem ao legado do artista

O cantor não chegou a ser vacinado e tinha diversos problemas de saúde. Na festa da colheita do capim-dourado, realizada em setembro, ele já estava com sintomas e não participou ativamente da festividade. O prefeito Pastor João Martins esteve junto à Comunidade com a primeira dama Mariene Tavares, com a família durante o enterro neste domingo, 3. O velório não pôde ser realizado, mas a Comunidade se reuniu em um momento de muita emoção durante a despedida, onde a tradicional e amada viola de buriti fez presença e foi tocada com a canção preferida de Maurício.

“A minha família amava muito ele, de coração, era uma pessoa muito próxima da gente desde de pequeno. Foi uma surpresa para nós, meu sentimento hoje é de profunda tristeza. Ficamos muito comovidos, porque Mumbuca é uma comunidade com poucas mortes, todos são de uma só família. Esses dias foram muito difíceis, com muita dor, choro, tristeza. É lamentável a perca do Maurício, uma pessoa que se destacou na Região com a violinha de buriti, e não deixou essa luz apagar. Está deixando muita saudade na população, e a dor maior de não poder velar. Mas tudo que vem de Deus temos que aceitar e entender que o tempo dele chegou. O Jalapão está em luto. Meus sentimentos à família que Deus possa consolar essa Comunidade, que a mão poderosa de Deus possa estar presente nesse momento”, lamentou o gestor.

O Município chegou a ficar mais de 40 dias sem nenhum caso da doença. Atualmente cinco casos estão ativos. A filha de Maurício também chegou a testar positivo. Já a esposa teve o diagnóstico negativo. O secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, enfatizou que a saúde lamenta a perda do morador.

“Desde que começou a pandemia em 18 de março do ano passado Mateiros foi um dos últimos municípios a registrar casos, só no fim de julho, e agora registramos o primeiro óbito. Para nós é um sentimento de perda, nossa equipe sempre trabalhou dentro dos protocolos, com muita dedicação. E isso fez com que déssemos orientação e prevenção dentro do que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e o Plano Municipal de Enfrentamento da Covid, dentro das nossas possibilidades.

O secretário também frisou que o trabalho integrado junto às demais secretarias e o trade turístico está sendo realizado, mas é preciso a resposta da população.

Alerta

Além dos testes que já foram realizados na Comunidade, os moradores que tiverem sintomas continuarão a ser testados. A Gestão Municipal está alertando para que a população mantenha os cuidados e busque a vacinação, como reforça o prefeito.

“Quero fazer um apelo às pessoas do Jalapão: vamos continuar usando máscaras, com todos os cuidados. A melhor forma de fugir desse vírus é essa e não podemos abrir mão disso, temos que nos precaver. Vemos que poucas pessoas já se acostumaram e não usam máscara, o álcool, então vamos reascender a chama dos cuidados. Cuidado com as festas, as reuniões, não leve isso na brincadeira, encarecidamente. Essa doença mata e temos que prevenir antes que aconteça”, disse Pastor João.

A importância da vacina também foi lembrada por ele. “Quem ainda não se vacinou procure o posto de saúde urgente. As vacinas salvam e isso já está comprovado. Meu apelo, meu conselho é que todos mantenham os cuidados e se vacinem. Estou muito preocupado, porque isso acontece de forma sutil, quem imaginaria que iria acontecer com o Maurício, logo na Mumbuca que sempre se cuidou”, completou o prefeito.

O secretário Sinvaldo também destacou que quem ainda não se vacinou deve buscar a dose. “O foco agora é a vacina, temos que ultrapassar 80% da população, o chamamento agora é para os jovens, porque a vacina é a melhor forma de prevenção. A gente precisa avançar e a população precisa se conscientizar. Quando a gente deixa de cumprir um protocolo sanitários estamos indo na contramão. Quando não tinha vacina todos queriam se vacinar, agora sobram doses e as pessoas não querem. Então fazemos esse convite para tomar a vacina”, conclui o secretário.

Maurício

O artista difundiu a cultura do Jalapão, em especial da Comunidade Quilombola do Mumbuca, em Mateiros, em todo o Brasil, inclusive por meio de projetos culturais. A viola de buriti foi criada pelo avô de Maurício, seu Antônio. O instrumento era parecido com uma rabeca, precursor do violino. Foi Maurício quem a adaptou para ser tocada como uma viola.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Parceria entre Prefeitura de Novo Acordo e Império Reciclagem fortalece coleta seletiva e gera renda para famílias

Ação sustentável já retirou mais de 8 mil toneladas de resíduos recicláveis...

STF retira movimentações do processo da Operação Sisamnes que prendeu Eduardo Siqueira Campos

Defesa aguarda análise de habeas corpus do prefeito que está sob responsabilidade...