Tocantins - 06/05/2021 - 19:35

MATEIROS: Comissão de Enfrentamento a Covid discute ações para o fortalecimento dos protocolos de segurança contra o coronavírus

Postado em 22/03/2021

Compartilhe no:

As medidas de segurança visam estabelecer o turismo seguro para a Região, tanto para os visitantes como para a população. A reunião contou com a participação das secretarias municipais de Saúde e Saneamento, e, de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, além do Naturatins.

O Município de Mateiros está sendo pioneiro na busca pela oferta do turismo com segurança, enfatizando o Jalapão como destino seguro para os turistas e moradores, que dependem das visitações. Em meio ao agravamento da pandemia, diversas áreas da Gestão Municipal têm se unido em prol deste objetivo.

Uma reunião que aconteceu neste domingo, 21, debateu diversas temáticas para desenvolver medidas que estabeleçam normas de segurança, e fortalecimento das ações relacionadas ao fortalecimento das ações referentes aos protocolos operacionais da Covid-19, tendo em vista o desenvolvimento do turismo local e a saúde da população.

Participaram da reunião representantes dos setores responsáveis pelas áreas da Saúde, Turismo e do Governo do Estado por meio Naturatins. O secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Sinvaldo Moraes, destacou que é importante que todos os setores se unam para desenvolver ideias.

 “Esse trabalho não é só da saúde, mas sim um trabalho intersetorial, que hoje temos a saúde, turismo e meio ambiente, as associações, agentes ambientais, representantes do Naturatins, para discutirmos, revermos os decretos, os protocolos do turismo no Município, para que possamos traçar o plano de trabalho para os próximos meses. Este é um compromisso de todos enquanto comunidade e população de Mateiros, na prevenção e combate ao coronavírus na Região”, disse o gestor da saúde.

Para o enfrentamento, uma nova Comissão será efetivada com novos membros da Comunidade, que também definirão os próximos passos. O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Maicon Dimbarre, reforçou que toda a população deve se envolver nas decisões e efetivar as fiscalizações.

“Agora mais que nunca nós vamos chamar a comunidade junto para a responsabilidade. Atualmente a comissão possui apenas membros do Estado e do Município, e agora nós vamos estender o convite para toda a sociedade civil, comunidade, moradores e empresários da cidade de Mateiros, para que façam a composição dessa comissão porque hoje é responsabilidade de todos, não é mais uma questão só da gestão pública, toda comunidade precisa assumir a responsabilidade de termos um Jalapão seguro”, disse o secretário.

Maicon Dimbarre enfatizou ainda que a população deve se direcionar para a saúde de todos. “Estamos buscando ofertar um Jalapão onde as pessoas se preocupam com a saúde, tanto no coletivo, como no individual, ou seja, não tem mais como nós simplesmente fecharmos os olhos e achar que o problema é do outro, é nosso porque se a cidade toda não se mobilizar, nós podemos vir ter números de aumento de casos, podemos ter o que ninguém espera, podendo levar o falecimento de algum ente querido”, alertou.

Para o supervisor do Parque Estadual do Jalapão, Reinaldo Tavares de Souza, a parceria entre os órgãos responsáveis é importante para o consenso quanto às ações. “Pensamos no bem-estar do visitante aqui na nossa Cidade, e é muito interessante essa parceria entre Estado e Prefeitura, no momento estando trabalhando em um foco principal, que é a diminuição do contágio do vírus aqui em Mateiros, e eu enquanto Naturatins estou à disposição para o que se fizer necessário para estar apoiando e também contribuindo para diminuição dos casos aqui na nossa capital do Jalapão, Mateiros”, disse ele.

Compartilhe no:

Relacionados