Tocantins - 18/04/2024 - 22:30

Folha do Jalapão

MATEIROS: Comunidade Mumbuca realiza Festa da Colheita do Capim Dourado

Postado em 21/09/2021

Após um ano sem a realização da festa, os quilombolas voltaram a comemorar a colheita, com uma programação que foi ampliada, com uma estrutura maior e novos parceiros.

A Festa do Capim Dourado é a comemoração mais marcante do Povoado Mumbuca, quando se celebra a colheita do capim nativo do Cerrado, que só é encontrado na região do Jalapão. A festa marca o início da colheita que é regulamentada para garantir o manejo sustentável do capim e contribuir com a sua preservação.

Neste ano, a festa ocorreu entre os dias 17 e 19 de setembro, quando foi realizada uma diversificada programação, que contou com intensa participação dos moradores da comunidade, bem como de visitantes e turistas que prestigiaram o evento.

A 12ª Festa da Colheita do Capim Dourado recebeu neste ano uma nova estrutura. A comunidade contou com a parceria da Energisa, Sebrae, Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), além da Prefeitura Municipal de Mateiros. O local recebeu material de divulgação, banner de entrada, tendas, arquibancada, iluminação, painel em homenagem à Dona Miúda (in memorian), que é a matriarca da comunidade e precursora do artesanato em capim dourado.

O prefeito Pastor João participou de vários momentos da programação e destacou a importância da festividade. “Estamos felizes, porque depois de um tempo com essa pandemia, no ano passado não aconteceu essa festa, e para a população aqui do Mumbuca isso foi muito ruim, porque é a cultura deles, e esse evento traz muita alegria para a população, alegria que está no semblante de todos. Esse é o mês de colher o ouro da nossa terra, e eu fico muito feliz em estar aqui presente, contribuindo e agradecendo a Deus por essa grande oportunidade, revendo parceiros nesta grande festa em um momento bem agradável”, comentou o gestor.

A comunidade recebeu ainda diversas autoridades e lideranças, como o prefeito do município vizinho de São Félix, Carlos Irael, acompanhado da primeira dama Ivete Pereira. “Como cidadão e gestor da área de turismo e meio ambiente, por várias vezes já estive aqui na festa do Povoado Mumbuca, que é o berço do artesanato do capim dourado no Estado do Tocantins, e hoje tive o privilégio de voltar aqui como gestor do município de São Félix, e é um prazer muito grande estar ouvindo o povo, a felicidade é muito grande em participar. Sempre defendi o respeito às comunidades do Jalapão e meu compromisso é estar presente nesses eventos e defendendo os interesses das comunidades”, comentou o prefeito Carlão.

Toda a alimentação foi viabilizada pela Prefeitura Municipal, que marcou presença com a equipe de apoio e do prefeito, Pastor João Martins, e da primeira dama Mariene Tavares. A presidente da Associação dos Artesãos e Extrativismo do Povoado Mumbuca, Railane Ribeiro, destacou que os moradores estavam em clima de festa, com grande expectativa e com um projeto que foi elaborado com muita antecedência.

“Foi um desfaio porque no ano passado não teve a festa, sou uma gestora nova, estou há apenas cinco meses à frente, e conseguimos fazer uma festa como projetamos. Tudo foi pensado de forma antecipada, com a ajuda dos parceiros, que contribuíram muito com a estrutura e as premiações. A minha preocupação foi trabalharmos de forma igual, todo mundo fica feliz, todos trabalham na alimentação, na limpeza, de forma igualitária e todos se envolvem. Estamos muito felizes pois esse ano superou a nossa expectativa com essa estrutura”, comemorou.

A Comunidade conta com aproximadamente 300 moradores e 146 artesãos na associação.

Programação

A programação contou com atividades que envolveram moradores e visitantes. As competições esportivas fizeram parte da festividade, com jogos de futebol masculino e feminino e corrida de cavalos. Os momentos de alimentação e convivência contaram com fogueira, apresentações musicais com renomados músicos tocantinenses, como os cantores Genésio Tocantins, Braguinha Barroso e Núbia Dourado.

Os artesãos puderam ainda realizar o Cadastro da Carteira Nacional do Artesão, com o atendimento da equipe da Adetuc.

Casa da Cultura

Um dos momentos mais aguardados da festa foi a inauguração da nova Casa da Cultura, que fica ao lado da associação, que ocorreu na sexta-feira, 17. O espaço conta com painel com foto e homenagem à Dona Miúda, exposição de peças costuradas originalmente pela matriarca e sua história de vida, além de ambiente para reuniões, apresentações das crianças e moradores da comunidade, o que irá também atrair a visitação dos turistas, e sala da secretaria da associação.

Festa da Colheita teve culto em ação de graças


A noite da sexta-feira, 17 de setembro, foi de muito louvor adoração e profetismo de bênçãos ao Povoado Mumbuca. Os moradores se reuniram para um culto de ação de graças pela colheita do capim dourado, fonte de renda para os quilombolas e principal demonstração da cultura local.
Pastores e missionárias fizeram orações e cantaram hinos e tiveram também a pregação da palavra aos presentes.

Compartilhe no:

Relacionados