Tocantins - 20/06/2021 - 14:52

Mateiros é uma das poucas cidades do Estado a não registrar mortes por Covid-19

Postado em 08/06/2021

Compartilhe no:

O secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, destaca que Gestão tem buscado conter a contaminação por meio do turismo seguro e diversas estratégias. Atualmente apenas três pessoas do Município estão em tratamento contra a doença.

O Município de Mateiros é uma das cinco cidades do Estado a não registrar nenhuma morte provocada pelo coronavírus, além de ter sido a última a registrar casos confirmados da Covid-19 no início da pandemia. Mesmo sendo uma das mais visitadas por causa do turismo, o número de casos também é baixo, apesar de ter tido alta nos últimos cinco meses.

A Cidade tem números baixos em comparação aos municípios vizinhos, como Ponte Alta do Tocantins, que tem 845 casos confirmados e 11 mortes. Em São Félix são 140 casos confirmados, mas há registro de duas mortes.

Secretário de Saúde, Sinvaldo Moares

O secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, comemora os baixos números e atribui ao protocolo de turismo seguro instalado no Município, além do esforço do prefeito João Martins em conter a pandemia. “Após a reabertura do turismo no ano passado, criamos o Protocolo do Turismo, para que os visitantes e empresários cumpram as orientações de distanciamento, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, e esse trabalho integrado contribuiu para que a Cidade não tivesse nenhum óbito”, disse.

Atualmente a Cidade conta com três pessoas em tratamento contra a doença, sendo que duas pessoas estão hospitalizadas. Ainda assim, não houve casos graves da doença nos pacientes confirmados.

Quando reabriu no dia 5 de outubro do ano passado, o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) nº 204, do mesmo dia, já apontava 21 casos confirmados. No final do ano, o total era de 36 casos. Neste ano, nos primeiros cinco meses, os casos confirmados já estão 336% acima, com 158 casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O gestor da saúde afirmou que desde o início do ano passado, o Município trabalha com o monitoramento das pessoas suspeitas. “Acompanhamos desde os casos suspeitos, confirmados e também as pessoas que viajavam”. Segundo o secretário, a equipe do Comitê da Saúde contratou profissionais específicos para fazer esse monitoramento.

A Secretaria da Saúde também intensificou as ações, entre as iniciativas, a testagem em massa. “Realizamos quatro mutirões na população e com isso foi mais eficaz o nosso diagnóstico da população. Além de conscientizar os moradores sobre a doença e desta forma, bloquear a disseminação do vírus”, finaliza Sinvaldo.

Mateiros é a 10ª cidade que mais vacinou pessoas, com 24.84% da população imunizada. O Município dá acesso a vários atrativos turísticos, como dunas, Cachoeira do Formiga, Cachoeira da Velha e diversos fervedouros.

Compartilhe no:

Relacionados