MATEIROS: Festa da Colheita do Capim-dourado tem início nesta sexta-feira, 15 

por Wenina — 14/09/2023 às 10:04 — em Cidades, Destaques

A Festa da Colheita do Capim-dourado será realizada de 15 a 17 de setembro, no Povoado Mumbuca, localizado no Jalapão, em Mateiros, e reunirá uma série de atividades, entre elas shows com a dupla gospel Daniel e Samuel e Banda Gda’s

As tradições culturais de uma geração que herdou a herança secular do cuidado e amor ao ouro do Jalapão serão celebradas em mais uma edição da Festa da Colheita do Capim-dourado neste final de semana. O Quilombo Mumbuca vai ser palco de um grande evento que promove a disseminação de uma das culturas mais importantes do Jalapão: o artesanato em capim-dourado. A festa ocorre nos dias 15, 16 e 17 na Comunidade que é berço do artesanato e deve receber um grande público com uma vasta programação.

A festa que visa à valorização da cultura quilombola é uma realização da Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. O evento marca o início da colheita do capim-dourado, que é autorizado a partir de 20 de setembro, época em que as famílias aguardam para irem ao campo de veredas para a colheita da matéria-prima dos artesanatos que produzem. A atividade foi incorporada na identidade cultural do povoado e se tornou a base do sustento das comunidades quilombolas do Jalapão.

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, fala da alegria em contribuir com a promoção da cultura local através da festividade. “Queremos reforçar e estender o convite a toda a população e dizer que é uma grande satisfação poder mais uma vez apoiar a realização deste evento, que neste ano terá também um grande presente à comunidade: a entrega da Unidade Básica de Saúde, um sonho antigo da região”, destacou.

A programação tem como objetivo apresentar a história e cultura do povoado Mumbuca, o conhecimento da arte em capim-dourado, além de difundir a cultura da preservação dos recursos naturais e culturais da região, pertencente ao Parque Estadual do Jalapão. O evento também visa a promover a integração entre as comunidades quilombolas por meio de suas tradições.

Durante os três dias, os visitantes poderão conhecer de perto todo o processo de colheita e produção do artesanato, além da cultura e tradições locais. Serão realizadas rodadas de conversas, degustação de comidas típicas, visitas aos atrativos turísticos, a promoção de produtos da agricultura familiar, atrações culturais e exposição de artesanatos, inauguração da Unidade de Saúde, dentre outros.

Confira a programação:

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte

No dia 12 de agosto foram distribuídas duas mil mudas na região...

Prefeitura de Palmas incentiva aleitamento materno com palestras gratuitas em unidades de saúde

Para incentivar gestantes e puérperas a amamentar bebês até, pelo menos, os...