Tocantins - 26/07/2021 - 20:40

MATEIROS: Gestão Municipal se reúne com o Naturatins em busca de soluções para o armazenamento de resíduos sólidos

Postado em 30/04/2021

Compartilhe no:

O prefeito João Martins, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Maicon Dimbarre, esteve com a equipe do Naturatins para buscar informações e soluções em relação ao Aterro Sanitário de Mateiros.

A Prefeitura Municipal de Mateiros tem se preocupado em manter a qualidade de vida da população por meio do cuidado com o meio ambiente. Por isso, uma das medidas da Gestão é buscar o armazenamento correto de resíduos sólidos no Município. Para isso, o prefeito João Martins, acompanhado do secretário de Meio Ambiente do Município, participou de uma reunião com o Naturatins, em busca de soluções para o aterro sanitário da Cidade.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, desde o início do ano de 2012 foi dado início a alguns projetos para o aterro sanitário de Mateiros, mas até hoje os projetos estão tramitando no Naturatins. O Município chegou a ser autuado e paga multa desde 2014 por não ter seguido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O prefeito João Martins enfatizou que “um dos compromissos dessa gestão, por meio da Sedematur, é resolver a questão do lixo em Mateiros, queremos ser uma cidade modelo de turismo, e para isso as questões ambientais são fundamentais, não existe turismo sem meio ambiente, sem esse cuidado”, ressaltou.

O secretário Maicon explicou que a reunião teve o objetivo de buscar soluções para o aterro sanitário. “O Município tem através do Conselho Municipal de Turismo (Comatur), dentro do plano de trabalho, a questão dos resíduos sólidos como prioridade e uma das principais pautas. O município está buscando parcerias, assessorias para resolver essa questão, iniciando dentro o projeto de coleta seletiva, já estamos buscando empresas, soluções para começar um projeto”, disse ele.

Além da coleta, a intensão é iniciar programas de educação ambiental, e instalações de lixeiras, com ações ligadas à reciclagem. “Não é mais possível admitir que um destino tão rico em recursos e belezas naturais tenha problemas com essa questão do lixo, e Mateiros quer assumir um compromisso junto à comunidade, junto ao empresariado, e mostrar que sim, é possível resolver o problema do lixo, não precisa mandar esse problema para fora”, reforça o prefeito João Martins.

A reunião contou com a presença do vice-presidente do Naturatins, Rafael Roques; Diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Eliandro Carlos Gualberto; Gerente das Unidades de Conservação – Parques Estaduais e Monumento Natural, Gilberto Iris Souza de Oliveira; e do engenheiro ambiental Cassius Ferreira Gariglio.

Conforme Maicon Dimbarre, o Município está buscando projetos, modelos de sucesso que deram certo, para implementar dentro do próprio município. “E hoje o município, por ser uma unidade de conservação, ele tem um fator ainda mais importante do que nunca, além de ser destino no coração do Jalapão, é um dos destinos mais conhecidos no Brasil e no mundo, e Mateiros quer fazer jus a esse nome, quer assumir esse compromisso, e esse ano ainda ter uma solução para questão dos resíduos sólidos”, concluiu.

Compartilhe no:

Relacionados