MATEIROS: Gestão Municipal se reúne com o Naturatins em busca de soluções para o armazenamento de resíduos sólidos

por Wenina — 30/04/2021 às 10:50 — em Cidades, Destaques

O prefeito João Martins, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Maicon Dimbarre, esteve com a equipe do Naturatins para buscar informações e soluções em relação ao Aterro Sanitário de Mateiros.

A Prefeitura Municipal de Mateiros tem se preocupado em manter a qualidade de vida da população por meio do cuidado com o meio ambiente. Por isso, uma das medidas da Gestão é buscar o armazenamento correto de resíduos sólidos no Município. Para isso, o prefeito João Martins, acompanhado do secretário de Meio Ambiente do Município, participou de uma reunião com o Naturatins, em busca de soluções para o aterro sanitário da Cidade.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, desde o início do ano de 2012 foi dado início a alguns projetos para o aterro sanitário de Mateiros, mas até hoje os projetos estão tramitando no Naturatins. O Município chegou a ser autuado e paga multa desde 2014 por não ter seguido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O prefeito João Martins enfatizou que “um dos compromissos dessa gestão, por meio da Sedematur, é resolver a questão do lixo em Mateiros, queremos ser uma cidade modelo de turismo, e para isso as questões ambientais são fundamentais, não existe turismo sem meio ambiente, sem esse cuidado”, ressaltou.

O secretário Maicon explicou que a reunião teve o objetivo de buscar soluções para o aterro sanitário. “O Município tem através do Conselho Municipal de Turismo (Comatur), dentro do plano de trabalho, a questão dos resíduos sólidos como prioridade e uma das principais pautas. O município está buscando parcerias, assessorias para resolver essa questão, iniciando dentro o projeto de coleta seletiva, já estamos buscando empresas, soluções para começar um projeto”, disse ele.

Além da coleta, a intensão é iniciar programas de educação ambiental, e instalações de lixeiras, com ações ligadas à reciclagem. “Não é mais possível admitir que um destino tão rico em recursos e belezas naturais tenha problemas com essa questão do lixo, e Mateiros quer assumir um compromisso junto à comunidade, junto ao empresariado, e mostrar que sim, é possível resolver o problema do lixo, não precisa mandar esse problema para fora”, reforça o prefeito João Martins.

A reunião contou com a presença do vice-presidente do Naturatins, Rafael Roques; Diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Eliandro Carlos Gualberto; Gerente das Unidades de Conservação – Parques Estaduais e Monumento Natural, Gilberto Iris Souza de Oliveira; e do engenheiro ambiental Cassius Ferreira Gariglio.

Conforme Maicon Dimbarre, o Município está buscando projetos, modelos de sucesso que deram certo, para implementar dentro do próprio município. “E hoje o município, por ser uma unidade de conservação, ele tem um fator ainda mais importante do que nunca, além de ser destino no coração do Jalapão, é um dos destinos mais conhecidos no Brasil e no mundo, e Mateiros quer fazer jus a esse nome, quer assumir esse compromisso, e esse ano ainda ter uma solução para questão dos resíduos sólidos”, concluiu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Sonho da casa própria ganha novo capítulo para moradores da zona rural de Novo Acordo

 Município foi contemplado com 20 unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural;...

Moradores do Quilombo Barra do Aroeira comemoram anúncio de pavimentação da comunidade

Depois de décadas de espera, moradores da Barra do Aroeira comemoram a...