Tocantins - 15/04/2021 - 01:51

Mateiros inicia vacinação contra a Covid-19 em quilombolas acima de 18 anos

Postado em 01/04/2021

Compartilhe no:

  A emoção é notada em cada rosto dos quilombolas de Mateiros que recebem a vacina contra a Covid-19. As pessoas com idade a partir de 18 anos das Comunidades Boa Esperança, Mumbuca, Carrapato, Rio Novo, Rio Preto e Riachão recebem a aplicação da primeira dose do imunizante

“Sopro de esperança no meio de tantas notícias ruins”. É assim que Helivelton Mamedes dos Santos, se sente depois de ser vacinado contra a COVID-19. O jovem é morador da Comunidade Mumbuca.

A Prefeitura de Mateiros, através da Secretaria de Saúde, começou nesta quarta-feira, 31, a imunização nas comunidades quilombolas do Municípios. Todos os moradores acima de 18 anos receberam a primeira dose do imunizante. A Comunidade Boa Esperança foi a primeira a receber a vacina.

A vacinação foi iniciada na Comunidade Boa Esperança e segue para as Comunidades quilombolas  Mumbuca, Carrapato, Rio Novo, Rio Preto e Riachão. No total são 437 quilombolas a serem vacinados. O Município recebeu 280 doses e aguarda a próxima remessa já para segunda-feira, 3 de abril, para concluir a aplicação da primeira dose em todos os quilombolas.

A equipe de Saúde que percorre a zona rural tem à frente a técnica de enfermagem, Ana Cristina da Silva Cavalcante, que é a responsável pela aplicação da vacina. Para a profissional o momento é de gratidão, “a cada dose aplicada, a gente acompanha no olhar das pessoas a alegria e esperança de não ser contaminada pelo vírus. Louvamos a Deus pelo nosso trabalho de poder levar esperança para o povo”, conta Cristina.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, o resultado dessa ação é uma união de forças para assegurar a vacina aos quilombolas.  “Iniciamos obtendo um resultado muito positivo, onde as comunidades aguardam ansiosos pela vacina, para nós aqui do município é uma satisfação ter realmente a população imunizada, estamos vivendo um momento que o vírus cresce no Município. Voltamos a pedir a todos os moradores que se previnam, não façam aglomerações, o uso de máscara é obrigatório”, pede o secretário

O prefeito João Martins, frisa o compromisso e atenção que as comunidades rurais estão recebendo no processo de vacinação.  “Apesar do momento delicado, nossas comunidades serão todas imunizadas, há a priorização dessas populações e isso é fundamental para garantir a saúde, ficamos contentes com a chegada de mais imunizantes, logo estaremos recebendo nova remessa, e com certeza vamos em breve concluir a aplicação dessa primeira dose. Quero deixar aqui meus parabéns a equipe da Secretaria de Saúde que percorrem toda zona rural levando esse sopro de esperança para nosso povo”, conclui. 

Vale ressaltar que os quilombolas estão entre os grupos prioritários para receber a vacina, de acordo com protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe no:

Relacionados