MATEIROS: Jovens participam de Roda de Conversa sobre valorização da vida em alusão ao Setembro Amarelo
Postado em 10/09/2021
A valorização da vida foi abordada em uma descontraída Roda de Conversa realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social. As equipes do Cras e Creas se reuniram com jovens de 14 a 17 anos com o intuito de tratar de temas complexos de forma adequada ao público.
Os jovens são um dos principais alvos da Campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio e transtornos mentais. Isso porque passam por uma fase de muitas incertezas, autoconhecimento e definição de valores, além de diversas novas experiências. Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Mateiros, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, tem se preocupado em levar o apoio necessário para os adolescentes.
As equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizaram uma Roda de Conversa com adolescentes de 14 a 20 anos sobre a valorização da vida, na noite desta quinta-feira, 9.
O momento foi bem aproveitado pelos jovens, que tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, entender o assunto e tirar dúvidas, como a moradora Cíntia Farias, de 17 anos. “O evento foi muito legal, com dinâmicas e brincadeiras e foi uma experiência muito boa. Participamos de conversas sobre bullying, além de outros temas. O vídeo que vimos também nos alertou a nunca desistirmos de nossos sonhos”, disse.
Para o jovem Fernando Alexandrino dos Santos Júnior, de 17 anos, o momento se faz necessário para muitos adolescentes. “Gostei muito, achei bem legal, divertido, os profissionais nos receberam muito bem, foram muito acolhedores e explicaram tudo muito bem. Acho muito necessário esse tipo de evento, pois muitos jovens sofrem depressão, e não sabem como procurar ajuda, e esse tipo de palestra ajuda bastante essas pessoas que não sabem o que fazer”, comentou.
Roda de Conversa
A roda de conversa tratou-se sobre a temática do suicídio, e foi conduzida pela psicóloga do Creas, Raíssa Bitzcof. “O objetivo foi enfatizar a prevenção, os principais sinais de um comportamento suicida e a importância de sermos canais de ajuda. Abordamos também sobre a importância do autoconhecimento e os canais que oferecem suporte para o indivíduo que sofre com ideações suicidas”, ressalta a profissional.
A secretária Municipal de Assistência Social Mariene Tavares, disse que o evento foi o primeiro de muitos que ainda serão realizados sobre o tema. “Estou muito orgulhosa da minha equipe, vi o quanto esse momento foi importante porque ouvimos relatos, abrimos um leque para que eles pudessem estar se abrindo com a psicóloga, que é uma excelente profissional. Agradeço à minha equipe do Cras e do Creas pela iniciativa, e essa é a primeira de muitas ações que ainda iremos realizar”, comentou.
A intenção da Secretaria é abrir um grupo de adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizando também uma busca ativa para que os jovens serem acompanhados.