MATEIROS: Moradores, servidores e autoridades participam da 4ª Conferência Municipal de Saúde


A Conferência teve o objetivo discutir com a comunidade, trabalhadores da saúde e com gestão a temática da saúde, com propostas que subsidiarão a elaboração do Plano Plurianual e do Plano Municipal de Saúde (PMS) –  2022/2025.

O Município de Mateiros foi o primeiro do Tocantins a realizar a Conferência Municipal de Saúde deste ano, que deverá ser realizada também em todos os municípios. O evento ocorreu no dia 3 de setembro, no auditório do Naturatins, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental, durante todo o dia.

A 4ª Edição da Conferência foi presidida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo coordenada pelo secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eva Patrícia Alves Ribeiro.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre servidores da saúde, secretários municipais, servidores da Educação, Assistência Social, Finanças, Planejamento, Controle Interno, e, Conselho Tutelar, Câmara Municipal, além de representantes de igrejas e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e das comunidades rurais Mumbuca, Boa Esperança, Fazenda Nova, Carrapato e Galhão.

A Conferência teve o objetivo discutir com a comunidade, trabalhadores da saúde e com a gestão a temática da saúde, e elencar diretrizes que subsidiarão a elaboração do Plano Plurianual e do Plano Municipal de Saúde (PMS) –  2022/2025.

Abertura

Durante a abertura, o prefeito da Cidade, Pastor João Martins, falou à comunidade sobre a importância de debater as melhorias necessárias para a área da saúde. “Quero parabenizar a todos que se empenharam na realização do evento, e dizer que nosso objetivo é buscar organizar os serviços, principalmente no atual momento que está passando o Brasil, temos a necessidade de ter uma saúde e equipe organizada, e reitero que neste sentido estamos unindo todos os esforços para a melhoria constante nos atendimentos”.

O secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, fez a exposição sobre o Tema Central e os Eixos Temáticos. “Agradeço a todos da equipe da saúde, que se envolveram neste evento lindo. Elaboramos diversas propostas elencadas pelos participantes, que podem ser colocadas em prática de imediato.  Uma delas é habilitar a Unidade Básica de Saúde como unidade mista, o que está no Plano de Governo, implantando novos serviços para atender a comunidade”, completou.

O Conselho Estadual de Saúde foi representado pelo conselheiro Andreys César da Silva, que falou em nome do presidente Mário Benício. Trago a palavra do Conselho Estadual em apoio ao Conselho Municipal de Saúde, e parabenizo o Município de Mateiros por ser o primeiro do Tocantins em 2021 a realizar a conferência, ouvindo os usuários e a Comunidade para elaborar o Plano Plurianual e Plano Municipal de Saúde”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ademolson Ribeiro de Ramos, falou da Importância do Poder Legislativo no momento, agradecendo por estar fazendo parte das melhorias na área da saúde. Já os secretários municipais foram representados pela secretária Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, e de Educação, Mariene Tavares. “Quero deixar os parabéns pela organização, nossas equipes da educação e assistência estão participando desse momento importante para estar discutindo os rumos da saúde para os próximos anos”, comentou a secretária Mariene.

A diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Ceilane Menezes, destacou o esforço da Gestão em priorizar o bom atendimento na saúde. “A gestão tem nos dado a grande oportunidade de termos autonomia para que a Secretaria Municipal de Saúde possa estar desenvolvendo o trabalho, sendo que nossa equipe está completa, com uma boa organização do trabalho na Unidade Básica de Saúde”, agradeceu.

Os usuários do SUS foram representados pela conselheira Floraci Batista, que também representou a Comunidade Mumbuca. “Sou muito grata por trazer o recado da minha comunidade, dos usuários do SUS, para termos uma saúde melhor. Aqui em nosso município a saúde está boa, mas precisa ainda melhorar, e esse é o momento de apresentarmos as propostas”, comentou.

Conferência

O tema central abordado foi “Mateiros aqui tem SUS: Saúde Pública De Qualidade e Participação Social”, debatendo os seguintes eixos: Atenção à saúde: garantia de acesso e atendimento de qualidade; Gestão de saúde participativa, eficaz com ênfase no controle social; Vigilância em saúde: promoção, prevenção e proteção.

Ao longo de todo o dia os participantes debateram as propostas em torno dos objetivos de Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS; Avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; Definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde locais, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; e Fortalecer o Controle Social no SUS.

As autoridades presentes, como o prefeito Pastor João, o presidente da Câmara Ademolson Ribeiro, a vereadora Luiza Pereira, além dos secretários Mariene Tavares, Junio Costa e Silvio Marcos, participaram ativamente do evento, demostrando seus compromissos com a saúde pública e participação social. A interação da Comunidade também foi efetiva, o que resultou em propostas que farão parte do Plano Plurianual.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *