Tocantins - 20/06/2021 - 01:51

MATEIROS: Município realiza treinamento para implantação do Voucher Digital dos atrativos turísticos

Postado em 11/05/2021

Compartilhe no:

O treinamento já foi iniciado pela Sedematur, que pretende realizar os testes para a implantação em junho, com a emissão de voucher de acesso aos atrativos de forma 100% digital, com sistema de controle que será implantado em toda região do Jalapão

A Prefeitura Municipal de Mateiros, em parceria com a Eco Açú Tecnologia pretende, a partir de junho, implantar a emissão do Voucher Digital para o controle de fluxo nos atrativos turísticos do Município. Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), iniciou o treinamento para a implementação que será obrigatória em todo o Município.

A iniciativa será implementada gradativamente em todo o Município de Mateiros. O voucher pode ser impresso ou apresentado diretamente do celular com QR Code e terá todos os dados do visitante, além de sistema de controle exclusivo da Prefeitura.

Segundo o secretário, Maicon Dimbarre, “a Prefeitura vem realizando testes e treinamentos com as agências receptivas, tanto do Município de Mateiros como de toda a região, que operam dentro do Jalapão, com a intensão de facilitar o uso desta ferramenta, que é 100% on-line e amparado pela lei, de uso obrigatório e acesso exclusivo com condutores ou guias locais”.

A partir de junho já serão realizados os testes para o projeto-piloto, inclusive com a adesão dos municípios de Ponte Alta e São Félix. “O Jalapão vai passar a funcionar com ordenamento, ou seja, o controle do fluxo turístico vai ser 100% digital”, explica o secretário Maicon, que enfatizou que a Sedematur dará o apoio necessário para a organização, já que a partir de junho o cadastro das agências para a emissão será obrigatório.

Voucher Digital

Através do sistema desenvolvido pela Eco Açú Tecnolocia, o Voucher será de uso obrigatório dos turistas nos locais de visitação em todo o Jalapão, e consiste em um sistema de controle dos fluxos do turismo aos atrativos visando assegurar a preservação do ecossistema; o controle sobre as informações de visitação; carga de circulação nos atrativos; aumento da qualidade dos serviços prestados; equilíbrio sobre os valores empregados; a segurança do visitante.

O sistema permite o gerenciamento, controle e emissão de voucher eletrônico visando à fiscalização das operações e prestações de serviços das agências de turismo credenciadas, veículos, prestadores de serviços, emissão de relatórios gerenciais, em diversos formatos, ferramenta para monitoramento e fiscalização das agências de turismo em tempo real.

Compartilhe no:

Relacionados